Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15016
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Lúcia Cristina Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7348098729151581 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guerra, Ediel Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Elisa Fonseca Sena e | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3333867842573866 | pt_BR |
dc.creator | Vieira Júnior, Aldiso Emidio | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T17:09:35Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10 | - |
dc.date.available | 2024-12-10T17:09:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-05 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA JUNIOR, Aldiso Emidio. A utilização de quebra-cabeça geométrico como ferramenta didática nas aulas de matemática da educação básica. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15016 | - |
dc.description.abstract | This research is characterized as qualitative with a theoretical-exploratory nature that aims to present a proposal through investigation in mathematics classes, formulating and solving open problems, exploring geometric puzzles as a possibility to make the teaching-learning process more playful. and concrete for elementary school students. Open problems allow different paths to reach the solution, indicating that it is a promising methodological path. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Geometria – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Quebra cabeças - Utilização | pt_BR |
dc.subject | Tangram | pt_BR |
dc.subject | Mathematics – Basic Education | pt_BR |
dc.subject | Geometry – Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Puzzles - Usage | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | A utilização de quebra-cabeça geométrico como ferramenta didática nas aulas de matemática da educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa de cunho teórico - exploratório que tem o objetivo apresentar uma proposta através de investigação em aulas de matemática por formulação e resolução de problemas abertos explorando quebra-cabeça geométrico como uma possibilidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais lúdico e concreto para alunos do ensino Fundamental. Os problemas abertos permitem diferentes caminhos para se chegar à solução, indicando ser um caminho metodológico promissor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização de quebra-cabeça geométrico como ferramenta didática nas aulas de matemática da educação básica.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.