00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15016
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monteiro, Lúcia Cristina Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7348098729151581pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.creatorVieira Júnior, Aldiso Emidio-
dc.date.accessioned2024-12-10T17:09:35Z-
dc.date.available2024-12-10-
dc.date.available2024-12-10T17:09:35Z-
dc.date.issued2022-03-05-
dc.identifier.citationVIEIRA JUNIOR, Aldiso Emidio. A utilização de quebra-cabeça geométrico como ferramenta didática nas aulas de matemática da educação básica. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15016-
dc.description.abstractThis research is characterized as qualitative with a theoretical-exploratory nature that aims to present a proposal through investigation in mathematics classes, formulating and solving open problems, exploring geometric puzzles as a possibility to make the teaching-learning process more playful. and concrete for elementary school students. Open problems allow different paths to reach the solution, indicating that it is a promising methodological path.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Educação básicapt_BR
dc.subjectGeometria – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuebra cabeças - Utilizaçãopt_BR
dc.subjectTangrampt_BR
dc.subjectMathematics – Basic Educationpt_BR
dc.subjectGeometry – Study and teachingpt_BR
dc.subjectPuzzles - Usagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA utilização de quebra-cabeça geométrico como ferramenta didática nas aulas de matemática da educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se caracteriza como qualitativa de cunho teórico - exploratório que tem o objetivo apresentar uma proposta através de investigação em aulas de matemática por formulação e resolução de problemas abertos explorando quebra-cabeça geométrico como uma possibilidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais lúdico e concreto para alunos do ensino Fundamental. Os problemas abertos permitem diferentes caminhos para se chegar à solução, indicando ser um caminho metodológico promissor.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.