00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15003
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cia Hiperativa utilizando a linguagem teatral para a educação
Autor(es): Nascimento, Ingrid Karine Teixeira Gomes
Primeiro Orientador: Silva Filho, José Acioli da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ronaldo de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Anunciação, Washington Monteiro da
Resumo: Esta pesquisa tem como fonte de inspiração a minha identificação com o Teatro na escola, focado no trabalho da Cia. Hiperativa. Tem o intuito de relacioná-la a teoria e a importância do teatro como didática e prática pedagógica para a educação. E, como o mesmo ajuda no desenvolvimento da criança e do adolescente trazendo como objetivo principal compreender o aspecto pedagógico e artístico. Assim sendo, refletindo como o Teatro auxilia a criança e o adolescente no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo, que estão sendo desenvolvidos com o Teatro enquanto ação educativa. De modo que pretendemos discutir a utilização da linguagem do Teatro na sala de aula, a sua relevância como disciplina e como projeto escola de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Trazendo assim, a pesquisa de Teatro de grupo. Dentre os autores com quem o trabalho, destacam-se: CAMAROTTI (2002), JAPIASSU (2001), KOUDELA (2001), e REVERBEL (1997). O que se concluiu dessa pesquisa é que se torna necessário o desenvolvimento de formas de se trabalhar com a linguagem teatral nas escolas e torná-las mais acessíveis
Abstract: This research is inspired by my identification with Theater in schools, focused on the work of Cia. Hiperativa. It aims to relate it to the theory and importance of theater as a didactic and pedagogical practice for education. And, how it helps in the development of children and adolescents, bringing as its main objective to understand the pedagogical and artistic aspects. Therefore, reflecting on how Theater helps children and adolescents in their cultural growth and in their formation as individuals, which are being developed with Theater as an educational action. So we intend to discuss the use of the language of Theater in the classroom, its relevance as a discipline and as a school project according to the National Curricular Parameters. Thus, bringing the research of group Theater. Among the authors with whom the work is carried out, the following stand out: CAMAROTTI (2002), JAPIASSU (2001), KOUDELA (2001), and REVERBEL (1997). The conclusion of this research is that it is necessary to develop ways of working with theatrical language in schools and making them more accessible.
Palavras-chave: Teatro na educação
Cia Hiperativa
Arte na educação
Teatro escolar
Ensino – Meios auxiliares
Theater in education
Art in education
School theater
Teaching – Auxiliary means
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Teatro - Licenciatura
Citação: NASCIMENTO, Ingrid Karine Teixeira Gomes. Cia Hiperativa utilizando a linguagem teatral para a educação. 2024. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15003
Data do documento: 19-jul-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cia Hiperativa utilizando a linguagem teatral para a educação.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.