00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Filho, José Acioli da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4474661625236121pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ronaldo de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4687950406533170pt_BR
dc.contributor.referee2Anunciação, Washington Monteiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1198243246602923pt_BR
dc.creatorNascimento, Ingrid Karine Teixeira Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1418687555250108pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-10T16:58:02Z-
dc.date.available2024-12-10-
dc.date.available2024-12-10T16:58:02Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ingrid Karine Teixeira Gomes. Cia Hiperativa utilizando a linguagem teatral para a educação. 2024. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15003-
dc.description.abstractThis research is inspired by my identification with Theater in schools, focused on the work of Cia. Hiperativa. It aims to relate it to the theory and importance of theater as a didactic and pedagogical practice for education. And, how it helps in the development of children and adolescents, bringing as its main objective to understand the pedagogical and artistic aspects. Therefore, reflecting on how Theater helps children and adolescents in their cultural growth and in their formation as individuals, which are being developed with Theater as an educational action. So we intend to discuss the use of the language of Theater in the classroom, its relevance as a discipline and as a school project according to the National Curricular Parameters. Thus, bringing the research of group Theater. Among the authors with whom the work is carried out, the following stand out: CAMAROTTI (2002), JAPIASSU (2001), KOUDELA (2001), and REVERBEL (1997). The conclusion of this research is that it is necessary to develop ways of working with theatrical language in schools and making them more accessible.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatro - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectCia Hiperativapt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectTeatro escolarpt_BR
dc.subjectEnsino – Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectTheater in educationpt_BR
dc.subjectArt in educationpt_BR
dc.subjectSchool theaterpt_BR
dc.subjectTeaching – Auxiliary meanspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCia Hiperativa utilizando a linguagem teatral para a educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como fonte de inspiração a minha identificação com o Teatro na escola, focado no trabalho da Cia. Hiperativa. Tem o intuito de relacioná-la a teoria e a importância do teatro como didática e prática pedagógica para a educação. E, como o mesmo ajuda no desenvolvimento da criança e do adolescente trazendo como objetivo principal compreender o aspecto pedagógico e artístico. Assim sendo, refletindo como o Teatro auxilia a criança e o adolescente no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo, que estão sendo desenvolvidos com o Teatro enquanto ação educativa. De modo que pretendemos discutir a utilização da linguagem do Teatro na sala de aula, a sua relevância como disciplina e como projeto escola de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Trazendo assim, a pesquisa de Teatro de grupo. Dentre os autores com quem o trabalho, destacam-se: CAMAROTTI (2002), JAPIASSU (2001), KOUDELA (2001), e REVERBEL (1997). O que se concluiu dessa pesquisa é que se torna necessário o desenvolvimento de formas de se trabalhar com a linguagem teatral nas escolas e torná-las mais acessíveispt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cia Hiperativa utilizando a linguagem teatral para a educação.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.