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    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14990| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Análise de ações transversais e interdisciplinares: a educação ambiental em uma escola pública municipal e outra estadual, Maceió/AL | 
| Título(s) alternativo(s): | Analysis of transversal and interdisciplinary actions: environmental education in a municipal public school and another state, Maceió/AL | 
| Autor(es): | Macena, Luciana dos Santos | 
| Primeiro Orientador: | Monteiro, Kleython de Araújo | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Falcão, Nivaneide Alves de Melo | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Gois, Lais Susana de Souza | 
| Resumo: | O homem vem aperfeiçoando suas técnicas para tornar mais prático e produtivo seu trabalho, sua relação com o meio torna-se mais desarmônica, tendendo a transformar a natureza em mercadoria. Busca-se com este estudo identificar as condições, as circunstâncias e as práticas dos projetos de Educação Ambiental (EA) desenvolvidos por professores em uma escola da rede municipal e outra estadual no município de Maceió. Para esta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico sobre EA, a relação sociedade-natureza e esta sob análise geográfica, e em seguida um dialogo com os educadores e alunos. Apontamos na discussão a relevância das ações por proporcionar aos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem interesse e bom aproveitamento nas atividades desenvolvidas e o quanto é importante à questão ambiental para a nossa saúde e o futuro do planeta. É importante estar sempre atento ao redor nos acontecimentos do dia-a-dia, só assim tornar-se-á possível educar alunos para cidadania, para a preservação e manutenção de um meio ambiente saudável. | 
| Abstract: | Man has been perfecting his techniques to make his work more practical and productive; his relationship with the environment becomes more disharmoniou tending to transform nature into a commodity. This study seeks to identify the conditions, circumstances and practices of Environmental Education (EA) projects developed by teachers in a municipal school and another state school in the city of Maceio. For this research, we carried out a bibliographical survery about EA, the relationship between society and nature and this under geographic analysis, and then a dialogue with educators and students. We point out in the discussion the relevance of actions for providing those involved in the teaching-learning process with interest and good use in the activities developed and how important the environmental issue is for our health and the future of the planet. | 
| Palavras-chave: | Educação ambiental Transversalidade Interdisciplinariedade Environmental Education Transversality Interdisciplinarity | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia Ensino a Distância - Licenciatura | 
| Citação: | MACENA, Luciana dos Santos. Análise de ações transversais e interdisciplinares: a educação ambiental em uma escola pública municipal e outra estadual, Maceió/AL. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia - EAD) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14990 | 
| Data do documento: | 4-mar-2021 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Análise de ações transversais e interdisciplinares a educação ambiental em uma escola pública municipal e outra estadual, MaceióAL.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
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