06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Batidas, discursos e marginalização o poder de reivindicação do jovem delmirense através do rap
Autor(es): Santos, Fernando de Oliveira dos
Primeiro Orientador: Silva, Sheyla Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Rodrigo José da
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida Neto, Mateus Antônio de
Resumo: O presente artigo exprime uma breve análise sobre a juventude adepta ao hip-hop, na cidade de Delmiro Gouveia, interior alagoano. O objetivo deste trabalho é o de compreender a contribuição de uma musicalidade marginalizada, neste caso do rap, reproduzido e consumido pela juventude para o município. No decorrer, trataremos sobre acontecimentos referentes aos primeiros vestígios de hip-hop na cidade, seu processo de resistência e a relevância de alguns indivíduos nessa conjuntura. Para tal propósito, utilizamos consulta bibliográfica para descrição do objeto e o método qualitativo mediante História Oral Temática, entrevistando cinco sujeitos compreendidos como contribuintes para a cena do rap local. Dado esses fatores, percebemos singularidade, por parte de uma minoria sertaneja delmirense, que se identificavam com o rap e seus discursos, as possibilidades de inserção artística com o uso do hip-hop, sua contribuição sociocultural, visibilidade social e o uso do discurso do rap para combater fatores que alguns adeptos entendiam como repressão.
Abstract: This article expresses a brief analysis of the youth adeptat hip-hop, in the city of Delmiro Gouveia, in the interior of Alagoas. The objective of this work it is o from understanding the contribution of a marginalized musicality, in this case, of rap reproduced and consumed by theyouth, for the municipality. In the course, we will deal, events related to the first vestiges of hip-hop in the city, its process of resistance of some individuals in this conjuncture. For such purpose, we use bibliographical consultation for description of the object and the qualitative method through History Oral Thematic, interviewing five subjects urderstood as contributors to the local rap scane. Given these factors, we perceive singularity, on the parto f a minority from the backlands of Delmir, who identified with rap and its speeches, the possibilities of artistic insertion with the use of hip hop, your sociocultural contribution, social visibility and the use of rap discouse to combat factors that somo supporters understood as repression.
Palavras-chave: História Oral
Delmiro Gouveia - Alagoas
Juventude
Hip-Hop
Rap
Cultura Hip-Hop
Música
Cultura
Movimento Hip-Hop
Youth
Music
Oral History
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História - Licenciatura
Citação: SANTOS, Fernando de Oliveira dos. Batidas, discursos e marginalização: o poder de reivindicação do jovem delmirense através do rap. 65 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14976
Data do documento: 17-mai-2023
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