00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14948
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Psicologia escolar nas escolas de educação integral
Título(s) alternativo(s): School psychology in integral education schools
Autor(es): Lopes, Edilson José de Araújo
Primeiro Orientador: Silva, Nadja Maria Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Angelina Nunes de
Resumo: O campo de atuação em Psicologia está em expansão e possibilita para esse profissional a sua inserção em setores diversos da sociedade. A Psicologia Escolar, que antes voltava-se para psicometria, diagnósticos clínicos e individualização do fracasso escolar, agora defende outras formas de atuação, nas quais se consideram as dimensões política, social e econômica implicadas na configuração das demandas para as quais se destinam essa atuação. A Escola de Tempo Integral fomenta demandas que desafiam a nova forma de atuação, que se caracteriza como uma psicologia escolar crítica. Todavia, para essa atuação institucional crítica, o profissional ainda requer mais debates e troca de experiências. No presente estudo, expomos uma revisão bibliográfica, com o objetivo de discutir sobre a Psicologia Escolar e a atuação do psicólogo crítico e incentivar uma avaliação sobre essa prática no Brasil. Agregamos à revisão da literatura, dois relatos de experiências, através dos quais ilustramos formas de atuação do psicólogo em escolas de tempo integral no estado de Alagoas. A literatura revisada indicou mudanças nas práticas desenvolvidas no âmbito da educação. Avaliamos, a partir da revisão da literatura e dos relatos de experiência nas escolas que ainda incidem desafios, sobretudo, político e econômico relacionados à atuação crítica do psicólogo nas escolas.
Abstract: The field of work in Psychology is expanding and allows this professional to be included in different sectors of society. School Psychology, which previously focused on psychometrics, clinical diagnoses and individualization of school failure, now advocates other forms of work, in which the political, social and economic dimensions involved in the configuration of the demands for which this work is intended are considered. Full-time schools foster demands that challenge the new way of working, which is characterized as critical school psychology. However, for this critical institutional work, the professional still requires more debates and exchange of experiences. In this study, we present a bibliographic review, with the objective of discussing School Psychology and the work of the critical psychologist and encouraging an evaluation of this practice in Brazil. We added two experience reports to the literature review, through which we illustrate ways in which psychologists work in full-time schools in the state of Alagoas. The reviewed literature indicated changes in the practices developed in the field of education. We assessed, based on the literature review and the experience reports in schools, that there are still challenges, especially political and economic, related to the critical work of psychologists in schools.
Palavras-chave: Psicologia escolar
Escolas – Ensino em tempo integral
Psicólogo - Atuação
School psychology
Schools – Full-time education
Psychologist - Practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: LOPES, Edilson José de Araújo. Psicologia escolar nas escolas de educação integral. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14948
Data do documento: 1-jan-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Psicologia escolar nas escolas de educação integral.pdf321.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.