Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14948
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Nadja Maria Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6037014991094234 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Angelina Nunes de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4061413632710947 | pt_BR |
dc.creator | Lopes, Edilson José de Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4046410563104471 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T18:05:32Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02 | - |
dc.date.available | 2024-12-02T18:05:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-01 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Edilson José de Araújo. Psicologia escolar nas escolas de educação integral. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14948 | - |
dc.description.abstract | The field of work in Psychology is expanding and allows this professional to be included in different sectors of society. School Psychology, which previously focused on psychometrics, clinical diagnoses and individualization of school failure, now advocates other forms of work, in which the political, social and economic dimensions involved in the configuration of the demands for which this work is intended are considered. Full-time schools foster demands that challenge the new way of working, which is characterized as critical school psychology. However, for this critical institutional work, the professional still requires more debates and exchange of experiences. In this study, we present a bibliographic review, with the objective of discussing School Psychology and the work of the critical psychologist and encouraging an evaluation of this practice in Brazil. We added two experience reports to the literature review, through which we illustrate ways in which psychologists work in full-time schools in the state of Alagoas. The reviewed literature indicated changes in the practices developed in the field of education. We assessed, based on the literature review and the experience reports in schools, that there are still challenges, especially political and economic, related to the critical work of psychologists in schools. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Psicologia- Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Escolas – Ensino em tempo integral | pt_BR |
dc.subject | Psicólogo - Atuação | pt_BR |
dc.subject | School psychology | pt_BR |
dc.subject | Schools – Full-time education | pt_BR |
dc.subject | Psychologist - Practice | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Psicologia escolar nas escolas de educação integral | pt_BR |
dc.title.alternative | School psychology in integral education schools | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O campo de atuação em Psicologia está em expansão e possibilita para esse profissional a sua inserção em setores diversos da sociedade. A Psicologia Escolar, que antes voltava-se para psicometria, diagnósticos clínicos e individualização do fracasso escolar, agora defende outras formas de atuação, nas quais se consideram as dimensões política, social e econômica implicadas na configuração das demandas para as quais se destinam essa atuação. A Escola de Tempo Integral fomenta demandas que desafiam a nova forma de atuação, que se caracteriza como uma psicologia escolar crítica. Todavia, para essa atuação institucional crítica, o profissional ainda requer mais debates e troca de experiências. No presente estudo, expomos uma revisão bibliográfica, com o objetivo de discutir sobre a Psicologia Escolar e a atuação do psicólogo crítico e incentivar uma avaliação sobre essa prática no Brasil. Agregamos à revisão da literatura, dois relatos de experiências, através dos quais ilustramos formas de atuação do psicólogo em escolas de tempo integral no estado de Alagoas. A literatura revisada indicou mudanças nas práticas desenvolvidas no âmbito da educação. Avaliamos, a partir da revisão da literatura e dos relatos de experiência nas escolas que ainda incidem desafios, sobretudo, político e econômico relacionados à atuação crítica do psicólogo nas escolas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Psicologia escolar nas escolas de educação integral.pdf | 321.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.