00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14905
Tipo: Dissertação
Título: O fazer docente e o dilema entre teoria e prática experiências estéticas na formação de professores (as) de História do sertão (2013-2023)
Autor(es): Silva, Tamires Vieira da
Primeiro Orientador: Baumgarten, Lídia
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Antônio Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Tamano, Luana Tieko Omena
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Gustavo Manoel da Silva
Resumo: O presente trabalho, tem como tema “O fazer docente e o dilema entre teoria e prática: Experiências Estéticas na formação de professores (as) de História do Sertão (2013-2023)”. O objetivo dessa dissertação é analisar como a formação docente realizada a partir do ano de 2013 na UFAL, Campus do Sertão influencia o uso das Experiências Estéticas nas aulas de História. Observa-se que ao longo dos últimos anos o Ensino de História se modificou constantemente, logo, o curso de formação de professores (as) de História também passou por mudanças. A formação inicial apresenta uma teoria que defende o currículo para o Ensino de História com propostas interessantes e que parece se preocupar com a formação de qualidade tanto dos (as) discentes quanto dos (as) estudantes da Educação Básica. Porém, na prática os professores (as) enfrentam inúmeras dificuldades para alcançar os objetivos que estão nas propostas curriculares. Existem muitos obstáculos com relação a formação inicial de professores (as) de História. Podemos citar os currículos, que divergem a teoria apresentada e a prática em sala de aula; assim como os diferentes contextos, pois cada professor parte de uma realidade e a sua formação pessoal e profissional interferem na sua prática docente. Isso posto, utilizamos como fontes nessa pesquisa as leis que direcionam o Ensino de História no âmbito educacional e tratam sobre os objetivos e perfis que se esperam, entre elas: LDB, PCN’s, BNCC, bem como, PPC (2007; 2018) e o currículo do curso de licenciatura em História da UFAL, Campus do Sertão, também fizemos uso de diários, entrevistas e fotografias que nos ajudaram a ilustrar as Experiências Estéticas analisadas. Para as entrevistas, utilizamos Alberti (2008) na discussão sobre a História Oral. A metodologia empregada consiste na análise de diários que foram produzidos pelos discentes do curso de História e realização de entrevistas com cinco professores (as) de História que se formaram pela UFAL, Campus do sertão, no período proposta da pesquisa, e que vivenciaram o processo de Experiências Estéticas, tornado possível um diálogo através das memórias e reflexões acerca da formação inicial que tiveram. Dessa forma, utilizamos Bittencourt (1992), Fonseca (2011), Fonseca (2015) como pressupostos teórico-metodológicos para discutimos o Ensino de História, seus trajetos e suas amplitudes ao longo do tempo, especialmente no que se refere a formação de professores (as) para a área. Nas discussões acerca do currículo e seu poder destacam-se: Arroyo (2013) e Foucault (2007;2022). Para pensarmos a experiência e seu lugar na memória e estética, bem como sua expansão nos baseamos em Larrosa (2014; 2002; 2011), Benjamim (1984) e Hermann (2005). Apoiamo-nos em Rüsen (1992; 2001; 2002;2015; 2022) e Schmidt (2004;2010;2012;2019;2021;2023), para o diálogo sobre a Educação Histórica e a Consciência Histórica na prática docente. Essa dissertação evidenciou as imensas diferenças ainda existentes entre a teoria e a prática docente, especialmente no Ensino de História. Através dessa pesquisa constatamos que é preciso pensar num Ensino de História que colabore para que os (as) estudantes construam um conhecimento histórico de maneira crítica e significativa, no qual as Experiências Estéticas possam contribuir para a formação pessoal e educacional dos estudantes, corroborando para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Abstract: The theme of this work is “Teaching and the dilemma between theory and practice: Aesthetic Experiences in the training of History of the Sertão teachers (2013-2023)”. The objective of this dissertation is to analyze how the teaching training carried out since 2013 at UFAL, Campus do Sertão influences the use of Aesthetic Experiences in History classes. It is observed that over the last few years History Teaching has constantly changed, therefore, the History teacher training course has also undergone changes. Initial training presents a theory that defends the curriculum for History Teaching with interesting proposals and that seems to be concerned with the quality training of both students and Basic Education students. However, in practice, teachers face numerous difficulties in achieving the objectives set out in the curricular proposals. There are many obstacles regarding the initial training of History teachers. We can mention the curricula, which differ between the theory presented and the practice in the classroom; as well as different contexts, as each teacher starts from a different reality and their personal and professional training influences their teaching practice. That said, we used as sources in this research the laws that guide the Teaching of History in the educational context and deal with the objectives and profiles that are expected, among them: LDB, PCN's, BNCC, as well as, PPC (2007; 2018) and the curriculum of the degree course in History at UFAL, Campus do Sertão, we also made use of diaries, interviews and photographs that helped us illustrate the Aesthetic Experiences analyzed. For the interviews, we used Alberti (2008) in the discussion about Oral History. In this context, the methodology used consists of analyzing diaries that were produced by History course students and conducting interviews with five History teachers who graduated from UFAL, Campus do sertão, during the proposed period of the research, and who they experienced the process of Aesthetic Experiences, making a dialogue possible through memories and reflections about their initial training. In this way, we use Bittencourt (1992), Fonseca (2011), Fonseca (2015) as theoretical-methodological assumptions to discuss History Teaching, its trajectories and amplitudes over time, especially with regard to teacher training for the area. In discussions about the curriculum and its power, the following stand out: Arroyo (2013) and Foucault (2007;2022). To think about experience and its place in memory and aesthetics, as well as its expansion, we based ourselves on Larrosa (2014; 2002; 2011), Benjamim (1984) and Hermann (2005). We rely on Rüsen (1992; 2001; 2002;2015; 2022) and Schmidt (2004;2010;2012;2019;2021;2023), for the dialogue on Historical Education and Historical Consciousness in teaching practice. This dissertation highlighted the immense differences that still exist between teaching theory and practice, especially in History Teaching. Through this research, we found that it is necessary to think about History Teaching that helps students build historical knowledge in a critical and meaningful way, in which Aesthetic Experiences can contribute to the personal and educational formation of students, contributing to the building a more egalitarian society.
Palavras-chave: História — Estudo e ensino
Formação de professores
Teoria e prática
Universidade Federal de Alagoas (Campus do Sertão)
Experiências na docência
Initial Training
History teachers
Theory and practice
UFAL, Campus do Sertão
Aesthetic Experiences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SILVA, Tamires Vieira da. O fazer docente e o dilema entre teoria e prática: experiências estéticas na formação de professores (as) de História do sertão (2013-2023). 2024. 154f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciência: Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14905
Data do documento: 31-jan-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.