00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14882
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Diversidade de gênero e sexual na formação docente: histórias de vida e discurso de futuros professores de Matemática
Título(s) alternativo(s): Gender and sexual diversity in teacher education: life stories and discourse of future mathematics teachers
Autor(es): Santos, Abraão Correia dos
Primeiro Orientador: Lozada, Claudia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Eugênio, Robson da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Melo Junior, Ariston da Silva
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender e conhecer quais comportamentos e ações o professor de Matemática faz uso para abordar e discutir gênero e sexualidade em sala de aula e se essas ações sintetizam no preparo e emancipação de alunos e professores LGBTI+ de Maceió/AL. Metodologicamente apoiou-se em estudos referenciados à luz de Foucault (1988), Louro (1997), Guse et al (2020) e Godoy et al (2020), em processos investigativos na História Oral e na Análise do Discurso por meio de questionários a estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas, além de uma entrevista semiestruturada a uma professora de Matemática da rede pública do Ensino Básico de Maceió/AL. Como resultados da pesquisa, constatamos que houve nos discursos uma certa convergência de opiniões, em um senso comum tanto na aplicabilidade quando na opinião geral de que o professor de Matemática não está preparado para lidar com esta temática em sala e mesmo uma professora com experiência de vida e profissional lidando com estes estudos, algumas das abordagens contextualizadas na Matemática são pouco exploradas. E em suma, os comportamentos e ações para lidar com gênero, conforme foi identificado na pesquisa, estarão pautadas no respeito e na empatia, mas com pouca reflexão sobre as suas práticas e a Matemática.
Abstract: This research has the general objective of understanding and knowing which behaviors and actions the Mathematics teacher uses to approach and discuss gender and sexuality in the classroom and if these actions synthesize in the preparation and emancipation of LGBTI+ students and teachers in Maceió/AL. Methodologically, it was based on studies referenced in the light of Foucault (1988), Louro (1997), Guse et al (2020) and Godoy et al (2020), on investigative processes in Oral History and Discourse Analysis through questionnaires to students of the Mathematics Degree course at the Federal University of Alagoas, in addition to a semi-structured interview with a Mathematics teacher from the public elementary school network in Maceió/AL. As a result of the research, we found that there was a certain convergence of opinions in the speeches, in a common sense both in the applicability and in the general opinion that the Mathematics teacher is not prepared to deal with this theme in the classroom and even a teacher with experience of life and professional dealing with these studies, some of the contextualized approaches in Mathematics are little explored. In short, the behaviors and actions to deal with gender, as identified in the research, will be based on respect and empathy, but with little reflection on their practices and Mathematics.
Palavras-chave: Professores de matemática - Formação
Análise do discurso
Diversidade sexual
Gênero
Sexualidade
História oral
Mathematics Teachers - Training
Discourse analysis
Sexual diversity
Gender
Sexuality
Oral history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: SANTOS, Abraão Correia dos. Diversidade de gênero e sexual na formação docente: histórias de vida e discurso de futuros professores de Matemática. 2024. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14882
Data do documento: 18-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.