00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14814
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Expansão do universo e a curvatura do espaço-tempo: experimento de baixo custo para o ensino médio
Autor(es): Silva, Wesley Rodney dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Wagner Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva II, Gentil Luiz da
metadata.dc.contributor.referee2: Baggio, André Luís
Resumo: A Astronomia é uma importante área da ciência que se conecta a diversas outras áreas do conhecimento e contribuiu para o desenvolvimento de muitas tecnologias. No Ensino Médio, os conteúdos sobre astronomia estão inseridos na disciplina de física e são pouco explorados, em parte devido à limitação do tempo das aulas e à falta de formação adequada dos professores, material didático e outros fatores. No entanto, a Astronomia é uma disciplina interdisciplinar que se conecta a várias outras disciplinas, como Matemática, Física, Química, História, Biologia e Literatura. Portanto, é uma disciplina importante não apenas pelo seu conteúdo, que tem auxiliado na compreensão do universo, mas também por sua interdisciplinaridade, que proporciona aos alunos uma visão integrada do conhecimento. Com base nisso, este trabalho busca contribuir com ideias para o ensino de Astronomia no Ensino Médio por meio de experimentos de baixo custo, fundamentados na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Neste caso, foram desenvolvidos dois experimentos de baixo custo, um sobre a expansão do universo e o outro sobre a curvatura do espaço-tempo. Eles foram aplicados numa turma do ensino médio. Para avaliar o impacto dos experimentos no interesse dos alunos pelo tema, um questionário foi aplicado. Como um dos resultados, obtivemos que a estratégia de ensino através de experimentos de baixo custo se mostrou bastante eficaz. Além disso, verificou-se que os alunos têm interesse e curiosidade sobre a Astronomia.
Abstract: Astronomy is an important area of science that connects to various other fields of knowledge and has contributed to the development of many technologies. In high school, astronomy topics are embedded within the physics curriculum and are often underexplored, partly due to time constraints in classes, lack of adequate teacher training, teaching materials, and other factors. However, astronomy is an interdisciplinary discipline that intersects with several other subjects, such as mathematics, physics, chemistry, history, biology, and literature. Therefore, it is an important discipline not only for its content, which has aided in the understanding of the universe, but also for its interdisciplinary nature, providing students with an integrated view of knowledge. Based on this, this work seeks to contribute ideas for teaching astronomy in high school through low-cost experiments, grounded in Ausubel's theory of meaningful learning. In this case, two low-cost experiments were developed, one on the expansion of the universe and the other on the curvature of space-time. They were applied in a high school class. To assess the impact of the experiments on students' interest in the subject, a questionnaire was administered. One of the results showed that the teaching strategy using low-cost experiments proved to be quite effective. Additionally, it was found that students have interest and curiosity about the topic of astronomy.
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino
Expansão do universo
Curvatura do espaço-tempo
Ensino médio
Experimentos de baixo custo
Universe expansion
Space-time curvature
High school
Low-cost experiments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física - Licenciatura
Citação: SILVA, Wesley Rodney dos Santos. Expansão do universo e a curvatura do espaço-tempo: experimento de baixo custo para o ensino médio. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14814
Data do documento: 24-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Expansão do universo e a curvatura do espaço-tempo_experimento de baixo custo para o ensino médio.pdfExpansão do universo e a curvatura do espaço-tempo: experimento de baixo custo para o ensino médio2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.