00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Wagner Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4219887347412130pt_BR
dc.contributor.referee1Silva II, Gentil Luiz da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0366638859564683pt_BR
dc.contributor.referee2Baggio, André Luís-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9387208061003339pt_BR
dc.creatorSilva, Wesley Rodney dos Santos-
dc.date.accessioned2024-11-14T15:54:47Z-
dc.date.available2024-11-14-
dc.date.available2024-11-14T15:54:47Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationSILVA, Wesley Rodney dos Santos. Expansão do universo e a curvatura do espaço-tempo: experimento de baixo custo para o ensino médio. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14814-
dc.description.abstractAstronomy is an important area of science that connects to various other fields of knowledge and has contributed to the development of many technologies. In high school, astronomy topics are embedded within the physics curriculum and are often underexplored, partly due to time constraints in classes, lack of adequate teacher training, teaching materials, and other factors. However, astronomy is an interdisciplinary discipline that intersects with several other subjects, such as mathematics, physics, chemistry, history, biology, and literature. Therefore, it is an important discipline not only for its content, which has aided in the understanding of the universe, but also for its interdisciplinary nature, providing students with an integrated view of knowledge. Based on this, this work seeks to contribute ideas for teaching astronomy in high school through low-cost experiments, grounded in Ausubel's theory of meaningful learning. In this case, two low-cost experiments were developed, one on the expansion of the universe and the other on the curvature of space-time. They were applied in a high school class. To assess the impact of the experiments on students' interest in the subject, a questionnaire was administered. One of the results showed that the teaching strategy using low-cost experiments proved to be quite effective. Additionally, it was found that students have interest and curiosity about the topic of astronomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectExpansão do universopt_BR
dc.subjectCurvatura do espaço-tempopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectExperimentos de baixo custopt_BR
dc.subjectUniverse expansionpt_BR
dc.subjectSpace-time curvaturept_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectLow-cost experimentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleExpansão do universo e a curvatura do espaço-tempo: experimento de baixo custo para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Astronomia é uma importante área da ciência que se conecta a diversas outras áreas do conhecimento e contribuiu para o desenvolvimento de muitas tecnologias. No Ensino Médio, os conteúdos sobre astronomia estão inseridos na disciplina de física e são pouco explorados, em parte devido à limitação do tempo das aulas e à falta de formação adequada dos professores, material didático e outros fatores. No entanto, a Astronomia é uma disciplina interdisciplinar que se conecta a várias outras disciplinas, como Matemática, Física, Química, História, Biologia e Literatura. Portanto, é uma disciplina importante não apenas pelo seu conteúdo, que tem auxiliado na compreensão do universo, mas também por sua interdisciplinaridade, que proporciona aos alunos uma visão integrada do conhecimento. Com base nisso, este trabalho busca contribuir com ideias para o ensino de Astronomia no Ensino Médio por meio de experimentos de baixo custo, fundamentados na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Neste caso, foram desenvolvidos dois experimentos de baixo custo, um sobre a expansão do universo e o outro sobre a curvatura do espaço-tempo. Eles foram aplicados numa turma do ensino médio. Para avaliar o impacto dos experimentos no interesse dos alunos pelo tema, um questionário foi aplicado. Como um dos resultados, obtivemos que a estratégia de ensino através de experimentos de baixo custo se mostrou bastante eficaz. Além disso, verificou-se que os alunos têm interesse e curiosidade sobre a Astronomia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Expansão do universo e a curvatura do espaço-tempo_experimento de baixo custo para o ensino médio.pdfExpansão do universo e a curvatura do espaço-tempo: experimento de baixo custo para o ensino médio2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.