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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14812
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A percepção docente e discente através do ensino remoto em tempos de pandemia COVID-19: estudo de caso em duas cidades no sertão alagoano |
Autor(es): | Rocha, Clausivan Santana Silva, Farley Marcos Machado |
Primeiro Orientador: | Freitas Junior, Olival de Gusmão |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Rodrigues, Wanderson Rubian Martins |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Braga, Marcus de Melo |
Resumo: | Este trabalho visa apresentar e discutir dados sobre a percepção dos docentes e discentes em duas escolas do sertão alagoano frente ao distanciamento social imposto pela pandemia do COVID-19 desde o final do ano de 2019. Tendo em vista a mudança repentina na maneira de se viver e se comportar imposta pela quarentena após o anuncio do ministério da saúde que sugeriu a substituição das aulas presenciais por aulas remotas em março de 2020, nas mais distintas áreas, e principalmente na educação, busca-se entender através desse trabalho de pesquisa, qual foi o impacto causado na educação levando em consideração o que diz a ONU onde 9 em cada 10 alunos estão fora do ambiente escolar, de que forma as escolas aderiram a modalidade de ensino remoto emergencial, e em alguns casos educação a distância como estratégia e quais são os resultados do uso dessa nova metodologia sabendo que o ensino remoto, por mais importante que seja no atual contexto, tem limitações e não atendem a todos os alunos da mesma maneira e com a mesma eficiência. Os recursos metodológicos escolhidos para este estudo foram à observação participante, a fim de perceber como é construído o ensino e a entrevista estruturada com professores e alunos da rede pública e privada do ensino básico nas instituições de duas cidades circunvizinhas do sertão de Alagoas, sendo elas Santana do Ipanema uma das mais importantes do sertão, e Olho D’Água das Flores, ambas com números muito parecidos na educação. Justifica-se a realização desse estudo com base no pressuposto de que apesar de ser uma modalidade que surgiu há bastante tempo, muitas são as dificuldades encontradas pelos envolvidos na pesquisa quanto ao uso, eficácia, e adaptação. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino a distância tenta reduzir os efeitos negativos do distanciamento social, mas que ainda precisa passar por um processo de aceitação e entendimento por parte do aluno, além de uma formação continuada por parte do professor. |
Abstract: | This work aims to present and discuss data about the perception of teachers and students in two schools in the backlands of Alagoas in view of the social distance imposed by the pandemic of COVID-19 since the end of 2019. In view of the sudden change in the way of living and behave imposed by the quarantine after the announcement of the Ministry of Health that suggested the replacement of face-to-face classes with remote classes in March 2020, in the most different areas, and mainly in education, we seek to understand through this research work, what was the impact on education taking into account what the UN says, where 9 out of 10 students are outside the school environment, how schools have joined the emergency remote teaching modality, and in some cases distance education as a strategy and what are the results of using this new methodology knowing that remote education, however important it may be in the current context, has limitations and does not serve all students of same way and with the same efficiency. The methodological resources chosen for this study were participant observation, in order to understand how teaching and structured interviews with teachers and students from the public and private network of basic education are built in the institutions of two cities surrounding the sertão of Alagoas, namely Santana do Ipanema, one of the most important in the sertão, and Olho D'Água das Flores, both with very similar numbers in education. It is justified to carry out this study based on the assumption that despite being a modality that emerged a long time ago, there are many difficulties encountered by those involved in the research regarding use, effectiveness, and adaptation. The results obtained showed that distance learning tries to reduce the negative effects of social distance, but that it still needs to go through a process of acceptance and understanding on the part of the student, in addition to continuing education on the part of the teacher. |
Palavras-chave: | Ensino remoto COVID-19 Estudantes – Percepção Aprendizagem Remote teaching Students – Perception Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Sistema de Informação - Bacharelado |
Citação: | ROCHA, Clausivan Santana ; SILVA, Farley Marcos Machado. A percepção docente e discente através do ensino remoto em tempos de pandemia COVID-19: estudo de caso em duas cidades no sertão alagoano. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistema de Informação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14812 |
Data do documento: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC |
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A percepção docente e discente através do ensino remoto em tempos de pandemia COVID-19 es.pdf | 913.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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