00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14804
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inserção dos conceitos de nanotecnologia no Ensino médio: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Monteiro, Maiara Mota
Primeiro Orientador: Silva, Anielle Christine Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Lira, Sérgio Henrique Albuquerque
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Davi Porfírio da
Resumo: O presente trabalho é uma revisão sistemática sobre a inserção do assunto Nanociência e Nanotecnologia no Ensino Médio Brasileiro na disciplina de Física. Objetivo: buscar na literatura trabalhos sobre a inserção de N&N no ensino de Física Básica. Método: uma revisão sistemática da literatura, através da seleção de trabalhos presentes nas bases de dados, que posteriormente passou pelo protocolo de inclusão e exclusão para eleger os trabalhos pertinentes ao objetivo. Resultados e Discussões: os trabalhos selecionados foram extraídos os dados de identificação (título, ano de publicação, local) e analíticos (métodos e resultados) para responder a pergunta da revisão. Considerações Finais: após a análise dos métodos e resultados resumido a revisão e concluindo com a importância dela para promover o ensino de FMC.
Abstract: The present work is a systematic review on the inclusion of the subject Nanoscience and Nanotechnology in Brazilian High School in the Physics discipline. Objective: to search the literature for works on the inclusion of N&N in the teaching of Basic Physics. Method: a systematic review of the literature, through the selection of works present in the databases, which subsequently went through the inclusion and exclusion protocol to choose the works relevant to the objective. Results and Discussions: identification data (title, year of publication, location) and analytical data (methods and results) were extracted from the selected works to answer the review question. Final Considerations: after analyzing the methods and results, the review is summarized and concluding with its importance for promoting the teaching of FMC.
Palavras-chave: Nanotecnologia
Ensino de Física – Ensino médio
Física - Estudo e ensino
Revisão sistemática
Nanotechnology
Physics teaching – High school
Physics - Study and teaching
Sistematic review
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física - Licenciatura
Citação: MONTEIRO, Maiara Mota. A inserção dos conceitos de nanotecnologia no Ensino médio: uma revisão sistemática da literatura. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14804
Data do documento: 4-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inserção dos conceitos de nanotecnologia no Ensino médio: uma revisão sistemática da literatura.pdfA inserção dos conceitos de nanotecnologia no Ensino médio: uma revisão sistemática da literatura982.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.