Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14804
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A inserção dos conceitos de nanotecnologia no Ensino médio: uma revisão sistemática da literatura |
Autor(es): | Monteiro, Maiara Mota |
Primeiro Orientador: | Silva, Anielle Christine Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lira, Sérgio Henrique Albuquerque |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Davi Porfírio da |
Resumo: | O presente trabalho é uma revisão sistemática sobre a inserção do assunto Nanociência e Nanotecnologia no Ensino Médio Brasileiro na disciplina de Física. Objetivo: buscar na literatura trabalhos sobre a inserção de N&N no ensino de Física Básica. Método: uma revisão sistemática da literatura, através da seleção de trabalhos presentes nas bases de dados, que posteriormente passou pelo protocolo de inclusão e exclusão para eleger os trabalhos pertinentes ao objetivo. Resultados e Discussões: os trabalhos selecionados foram extraídos os dados de identificação (título, ano de publicação, local) e analíticos (métodos e resultados) para responder a pergunta da revisão. Considerações Finais: após a análise dos métodos e resultados resumido a revisão e concluindo com a importância dela para promover o ensino de FMC. |
Abstract: | The present work is a systematic review on the inclusion of the subject Nanoscience and Nanotechnology in Brazilian High School in the Physics discipline. Objective: to search the literature for works on the inclusion of N&N in the teaching of Basic Physics. Method: a systematic review of the literature, through the selection of works present in the databases, which subsequently went through the inclusion and exclusion protocol to choose the works relevant to the objective. Results and Discussions: identification data (title, year of publication, location) and analytical data (methods and results) were extracted from the selected works to answer the review question. Final Considerations: after analyzing the methods and results, the review is summarized and concluding with its importance for promoting the teaching of FMC. |
Palavras-chave: | Nanotecnologia Ensino de Física – Ensino médio Física - Estudo e ensino Revisão sistemática Nanotechnology Physics teaching – High school Physics - Study and teaching Sistematic review |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Física - Licenciatura |
Citação: | MONTEIRO, Maiara Mota. A inserção dos conceitos de nanotecnologia no Ensino médio: uma revisão sistemática da literatura. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14804 |
Data do documento: | 4-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A inserção dos conceitos de nanotecnologia no Ensino médio: uma revisão sistemática da literatura.pdf | A inserção dos conceitos de nanotecnologia no Ensino médio: uma revisão sistemática da literatura | 982.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.