00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Amaral, Maria Virgínia Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4082641028014994pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rosimar Regina Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516405867238519pt_BR
dc.contributor.referee2Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326731305679142pt_BR
dc.creatorSilva, José Washington Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2523234824469686pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T20:43:05Z-
dc.date.available2024-11-13-
dc.date.available2024-11-13T20:43:05Z-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.identifier.citationSILVA, José Washington Vieira. O discurso sobre os Xukuru-Kariri: o trabalho do político na história de Palmeira dos Índios. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14802-
dc.description.abstractOs povos indígenas no Brasil são afetados por diversos acontecimentos históricos e discursivos. Desde a invasão, tais acontecimentos seriam responsáveis por encolerizar as nações indígenas até a atualidade. O discurso sobre os indígenas Xukuru-Kariri sempre foi atravessado pelo campo político, desde 1790. Com aproximação da igreja e a edificação da cidade no território indígena, os povos Xukuru-Kariri vão perdendo espaço e o processo de tomada de terra indígena fez com que a zona urbana crescesse. A pesquisa, cujo resultado é apresentado nesta dissertação, se encarregou de identificar os discursos que afetam o povo indígena e seu território no percurso histórico. Toma-se como ponto de partida a lenda de fundação da cidade de Palmeira dos Índios, um texto produzido por Luiz Barros Torres que, por sua vez é uma tentativa de mitigar os povos indígenas, esconder e disfarçar os escândalos envolvendo as elites do município. É uma marca histórica da relação ideológica entre não-indígena versus indígenas. A obra funciona como um discurso de dominação que, por mais pacífico que seja, tentar apagar o real da história mobilizando a memória e, por meio da repetição, gera um processo que regulariza o discurso da narrativa. Essa regularização se faz necessária para garantir a tomada de terras indígenas pelos poderosos do município, onde uma pequena parte do território é destinado à subsistência de 10 aldeias do povo Xukuru-Kariri, julga-se ser ele o responsável pela tentativa de dominação dos indígenas, que resistem a diversas formas de intervenção no percurso histórico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscurso políticopt_BR
dc.subjectMemoria discursivapt_BR
dc.subjectXukuru-kariript_BR
dc.subjectPolitical discoursept_BR
dc.subjectDiscursive memorypt_BR
dc.subjectXukuru-kariript_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO discurso sobre os Xukuru-Kariri: o trabalho do político na história de Palmeira dos Índiospt_BR
dc.title.alternativeThe discourse on the Xukuru-Kariri: the work of the politician in history from Palmeira dos Índiospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoOs povos indígenas no Brasil são afetados por diversos acontecimentos históricos e discursivos. Desde a invasão, tais acontecimentos seriam responsáveis por encolerizar as nações indígenas até a atualidade. O discurso sobre os indígenas Xukuru-Kariri sempre foi atravessado pelo campo político, desde 1790. Com aproximação da igreja e a edificação da cidade no território indígena, os povos Xukuru-Kariri vão perdendo espaço e o processo de tomada de terra indígena fez com que a zona urbana crescesse. A pesquisa, cujo resultado é apresentado nesta dissertação, se encarregou de identificar os discursos que afetam o povo indígena e seu território no percurso histórico. Toma-se como ponto de partida a lenda de fundação da cidade de Palmeira dos Índios, um texto produzido por Luiz Barros Torres que, por sua vez é uma tentativa de mitigar os povos indígenas, esconder e disfarçar os escândalos envolvendo as elites do município. É uma marca histórica da relação ideológica entre não-indígena versus indígenas. A obra funciona como um discurso de dominação que, por mais pacífico que seja, tentar apagar o real da história mobilizando a memória e, por meio da repetição, gera um processo que regulariza o discurso da narrativa. Essa regularização se faz necessária para garantir a tomada de terras indígenas pelos poderosos do município, onde uma pequena parte do território é destinado à subsistência de 10 aldeias do povo Xukuru-Kariri, julga-se ser ele o responsável pela tentativa de dominação dos indígenas, que resistem a diversas formas de intervenção no percurso histórico.pt_BR
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