00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14784
Tipo: Dissertação
Título: Teares mágicos no 9º ano do ensino fundamental: produção de minirrelatos e mini contos a partir de narrativas de Marina Colasanti
Título(s) alternativo(s): Magic looms in the 9th year of elementary school: production of mini stories and short stories based on narratives by Marina Colasanti
Autor(es): Santos, Bruna Roberta
Primeiro Orientador: Ferreira, Lígia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Gaudencio, Jordânia de Araújo Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
Resumo: Esta pesquisa de intervenção pedagógica em aulas de Língua Portuguesa, no período de 08/2022 a 05/2023, em turma de 9º ano do Ensino Fundamental (EF), de uma escola pública do município de Taquarana, no estado de Alagoas, e objetivou promover a reflexão sobre a prática de leitura literária em sala de aula; analisar as interações com os textos literários a partir do desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação dos/as educandos/as; além de incentivar a produção de minicontos e minirrelatos dos educandos/as sobre os efeitos estéticos experienciados com as leituras, considerando a perspectiva dos letramentos (FREIRE, 1981; SOARES, 1989; ROJO, 2012; STREET, 2014), em especial, o letramento literário (COSSON,2006) que adota estratégias de leitura, compreensão, interação e interpretação. Ainda, como base de reflexão, defendemos a literatura como um direito humano inalienável, por desenvolver uma sensibilidade transformadora e reflexiva (CANDIDO, 1995), além desses fundamentos, abordamos as similitudes e as diferenças entre os gêneros conto e crônica (GOTLIB, 1995; CANDIDO, 2003), discutindo sobre o papel da mulher na sociedade e estereótipos a partir da leitura de Saffioti (1987) e Louro (1997). Adotamos como abordagem metodológica a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997), cujos procedimentos se desenvolveram a partir da participação dos/as educandos/as interlocutores da pesquisa durante todo o processo; para isso, foram promovidas rodas de leituras, discussões e análises dos textos literários que foram levados à sala de aula, com atividades e a produção do diário de campo da pesquisadora, professora da turma.Os resultados foram interessantes produções,acompanhadas de discussões e reflexões que passaram dos limites do texto; proporcionado e conseguindo o objetivo proposto com as atividades de letramento literário.
Abstract: This research of pedagogical intervention in Portuguese language classes, in a 9th grade class of Elementary School (ES), in a public school in the city of Taquarana-AL, aimed to promote the reflection on the practice of literary reading in the classroom and analyze interactions with literary texts based on the students' development in reading and interpretation skills; in addition to encouraging the production of mini-stories and mini-reports by students about the aesthetic effects experienced with reading, considering the perspective of literacies (FREIRE, 1981; SOARES, 1989; ROJO, 2012; STREET, 2014), in particular, literary literacy (COSSON,2006) which adopts strategies of reading, comprehension, interaction and interpretation. Still, as a basis for reflection, we stood up the conception of Literature as an inalienable human right, by developing a transforming and reflective sensitivity (CANDIDO, 1995), besides these fundamentals, we addressed the similarities and differences between short stories and chronicles (GOTLIB, 1995; CANDIDO, 2003). Therefore, in order to achieve these goals, we adopted an action research as a methodological approach (THIOLLENT, 1997) and the procedures focused on the participation of those involved throughout the process; for that, readings, discussions and analysis of texts were promoted, which were taken to the schoolroom, along with activities and the production of the reasercher’s field diary, teacher of the classroom. The results were interesting productions, ccompanied by discussions and reflections that went beyond the limits of the text; proportionate and achieving the proposed objective with literary literacy activities.
Palavras-chave: Colasanti, Marina, 1317-
Língua portuguesa
Letramento literário
Contos
Relatos
Leitura
Colasanti, Marina, 1317-
Portuguese language
Literary literacy
Stories
Stories
Reading
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SANTOS, Bruna Roberta. Teares mágicos no 9º ano do ensino fundamental: produção de minirrelatos e mini contos a partir de narrativas de Marina Colasanti. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. PROFLETRAS. Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14784
Data do documento: 25-ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.