00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lígia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465685437690786pt_BR
dc.contributor.referee1Gaudencio, Jordânia de Araújo Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Silva Sobrinho, Helson Flávio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678771021912570pt_BR
dc.creatorSantos, Bruna Roberta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9588758907846783pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-08T21:30:49Z-
dc.date.available2024-11-08-
dc.date.available2024-11-08T21:30:49Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna Roberta. Teares mágicos no 9º ano do ensino fundamental: produção de minirrelatos e mini contos a partir de narrativas de Marina Colasanti. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. PROFLETRAS. Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14784-
dc.description.abstractThis research of pedagogical intervention in Portuguese language classes, in a 9th grade class of Elementary School (ES), in a public school in the city of Taquarana-AL, aimed to promote the reflection on the practice of literary reading in the classroom and analyze interactions with literary texts based on the students' development in reading and interpretation skills; in addition to encouraging the production of mini-stories and mini-reports by students about the aesthetic effects experienced with reading, considering the perspective of literacies (FREIRE, 1981; SOARES, 1989; ROJO, 2012; STREET, 2014), in particular, literary literacy (COSSON,2006) which adopts strategies of reading, comprehension, interaction and interpretation. Still, as a basis for reflection, we stood up the conception of Literature as an inalienable human right, by developing a transforming and reflective sensitivity (CANDIDO, 1995), besides these fundamentals, we addressed the similarities and differences between short stories and chronicles (GOTLIB, 1995; CANDIDO, 2003). Therefore, in order to achieve these goals, we adopted an action research as a methodological approach (THIOLLENT, 1997) and the procedures focused on the participation of those involved throughout the process; for that, readings, discussions and analysis of texts were promoted, which were taken to the schoolroom, along with activities and the production of the reasercher’s field diary, teacher of the classroom. The results were interesting productions, ccompanied by discussions and reflections that went beyond the limits of the text; proportionate and achieving the proposed objective with literary literacy activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColasanti, Marina, 1317-pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectRelatospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectColasanti, Marina, 1317-pt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectStoriespt_BR
dc.subjectStoriespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleTeares mágicos no 9º ano do ensino fundamental: produção de minirrelatos e mini contos a partir de narrativas de Marina Colasantipt_BR
dc.title.alternativeMagic looms in the 9th year of elementary school: production of mini stories and short stories based on narratives by Marina Colasantipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de intervenção pedagógica em aulas de Língua Portuguesa, no período de 08/2022 a 05/2023, em turma de 9º ano do Ensino Fundamental (EF), de uma escola pública do município de Taquarana, no estado de Alagoas, e objetivou promover a reflexão sobre a prática de leitura literária em sala de aula; analisar as interações com os textos literários a partir do desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação dos/as educandos/as; além de incentivar a produção de minicontos e minirrelatos dos educandos/as sobre os efeitos estéticos experienciados com as leituras, considerando a perspectiva dos letramentos (FREIRE, 1981; SOARES, 1989; ROJO, 2012; STREET, 2014), em especial, o letramento literário (COSSON,2006) que adota estratégias de leitura, compreensão, interação e interpretação. Ainda, como base de reflexão, defendemos a literatura como um direito humano inalienável, por desenvolver uma sensibilidade transformadora e reflexiva (CANDIDO, 1995), além desses fundamentos, abordamos as similitudes e as diferenças entre os gêneros conto e crônica (GOTLIB, 1995; CANDIDO, 2003), discutindo sobre o papel da mulher na sociedade e estereótipos a partir da leitura de Saffioti (1987) e Louro (1997). Adotamos como abordagem metodológica a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997), cujos procedimentos se desenvolveram a partir da participação dos/as educandos/as interlocutores da pesquisa durante todo o processo; para isso, foram promovidas rodas de leituras, discussões e análises dos textos literários que foram levados à sala de aula, com atividades e a produção do diário de campo da pesquisadora, professora da turma.Os resultados foram interessantes produções,acompanhadas de discussões e reflexões que passaram dos limites do texto; proporcionado e conseguindo o objetivo proposto com as atividades de letramento literário.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.