00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14690
Tipo: Tese
Título: Criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise da metamorfose da política de educação profissional a partir de sua nova institucionalidade
Título(s) alternativo(s): Creation of Federal Institutes of Education, Science and Technology: an analysis of the metamorphosis of professional education policy based on its new institutionality
Autor(es): Araújo, Bruno Rodrigo Tavares
Primeiro Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Amone Inácia
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Veleida Anahi da
Resumo: A presente tese, intitulada “Criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise da metamorfose da política de educação profissional a partir de sua nova institucionalidade”, é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/Cedu/Ufal) e dos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Sociais e Educação (Gepe/Ufal), que teve como objetivo geral analisar o papel dos Institutos Federais na oferta de educação técnica e tecnológica no Brasil. Partimos da hipótese de que a criação dos Institutos Federais (IFs), através da Lei nº 11.892/2008, promoveu uma nova institucionalidade, a qual se constata ser uma revolução na educação profissional brasileira, tendo em vista sua originalidade, inovação e combatividade ao ideário neoliberal do Brasil, a partir da educação integral, por exemplo, e da nova institucionalidade que é um caminho dentro das limitações exitentes para o rompimento com a legislação de viés neoliberal, sobretudo, através dos novos marcos regulamentários. O recorte cronológico correspondeu aos anos de 2008 a 2018, período relacionado a primeira, segunda e terceira fases da expansão da Rede Federal de Educação Profissional. Tal investigação se justifica pelo fato de que a Nova Política de Educação Profissional e Tecnológica, a partir de 2008, oportuniza uma educação integral, sobretudo, através do ensino médio integrado. Quanto ao aspecto metodológico, é uma pesquisa de caráter descritivo, documental, quanti-qualitativo e de natureza bibliográfica, baseada nas pesquisas e leituras dos conteúdos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no banco de Dissertações e Teses da CAPES, da biblioteca eletrônica de periódicos científicos Scielo e do Google Acadêmico, acrescentando-se, a utilização de entrevistas e questionário semiestruturado. O referencial teórico tem base no materialismo histórico, centrado nas obras de Marx (2003; 2013), Marx e Engels (2004), Gramsci (1982; 1988; 1999), Mészáros (2005; 2008), Martins (2018), Saviani (2004), Ortigara e Ganzeli (2013), Rua (2014), Nosella (2011), Ciavatta, (2005; 2010; 2018), Dante (2016), Kuenzer (2006), Ramos (2011), Frigotto (2012), Machado (2011), Otranto e Paiva (2016), entre outros teóricos do campo da educação profissional e das políticas públicas de educação profissional. Como resultados de nossas análises, chegamos à conclusão de que a criação dos IFs foi uma revolução para educação profissional no Brasil e sua nova institucionalidade oportuniza inovação, inclusão, desenvolvimento regional, ensino, pesquisa, extensão, autonomia e transformação social advindo da educação, ciência e tecnologia ofertada pelos IFs.
Abstract: This thesis, entitled “Creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology: an analysis of the metamorphosis of professional education policy based on its new institutionality”, is the result of research developed in the Postgraduate Program in Education at the University Federal Institute of Alagoas (PPGE/Cedu/Ufal) and studies developed in the State, Social Policies and Education Research Group (Gepe/Ufal), which had the general objective of analyzing the role of Federal Institutes in offering technical and technological education in Brazil . We start from the hypothesis that the creation of the Federal Institutes (IFs), through Law nº 11,892/2008, promoted a new institutionality, which appears to be a revolution in Brazilian professional education, considering its originality, innovation and combativeness towards the ideology neoliberalism in Brazil, based on comprehensive education, for example, and the new institutionality that is a path within the existing limitations to break with neoliberal legislation, above all, through new regulatory frameworks. The chronological cut corresponded to the years 2008 to 2018, a period related to the first, second and third phases of the expansion of the Federal Professional Education Network. This investigation is justified by the fact that the New Professional and Technological Education Policy, from 2008 onwards, provides comprehensive education, above all, through integrated secondary education. Regarding the methodological aspect, it is a descriptive, documentary, quantitative-qualitative and bibliographical research, based on research and reading of the contents of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in the CAPES Dissertations and Theses database, from the electronic library of scientific journals Scielo and Google Scholar, in addition to the use of interviews and a semi-structured questionnaire. The theoretical framework is based on historical materialism, centered on the works of Marx (2003; 2013), Marx and Engels (2004), Gramsci (1982; 1988; 1999), Mészáros (2005; 2008), Martins (2018), Saviani ( 2004), Ortigara and Ganzeli (2013), Rua (2014), Nosella (2011), Ciavatta, (2005; 2010; 2018), Dante (2016), Kuenzer (2006), Ramos (2011), Frigotto (2012), Machado (2011), Otranto and Paiva (2016), among other theorists in the field of professional education and public professional education policies. As a result of our analyses, we came to the conclusion that the creation of IFs was a revolution for professional education in Brazil and its new institutionality provides opportunities for innovation, inclusion, regional development, teaching, research, extension, autonomy and social transformation arising from education, science and technology offered by Fis.
Esta tesis, titulada “Creación de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología: un análisis de la metamorfosis de la política educativa profesional a partir de su nueva institucionalidad”, es resultado de una investigación desarrollada en el Programa de Posgrado en Educación del Instituto Universitario Federal de Alagoas (PPGE/Cedu/Ufal) y estudios desarrollados en el Grupo de Investigación Estado, Políticas Sociales y Educación (Gepe/Ufal), que tuvieron como objetivo general analizar el papel de los Institutos Federales en la oferta de educación técnica y tecnológica en Brasil. Partimos de la hipótesis de que la creación de los Institutos Federales (IF), a través de la Ley nº 11.892/2008, promovió una nueva institucionalidad, que parece ser una revolución en la educación profesional brasileña, considerando su originalidad, innovación y combatividad hacia la ideología neoliberalismo. en Brasil, a partir de la educación integral, por ejemplo, y la nueva institucionalidad que es un camino dentro de las limitaciones existentes para romper con la legislación neoliberal, sobre todo, a través de nuevos marcos regulatorios. El corte cronológico correspondió a los años 2008 a 2018, período relacionado con la primera, segunda y tercera fase de la ampliación de la Red Federal de Educación Profesional. Esta investigación se justifica por el hecho de que la Nueva Política de Educación Profesional y Tecnológica, de 2008 en adelante, brinda una educación integral, sobre todo, a través de la educación secundaria integrada. En cuanto al aspecto metodológico, se trata de una investigación descriptiva, documental, cuantitativa-cualitativa y bibliográfica, basada en la investigación y lectura de los contenidos de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Tesis (BDTD), en la base de datos de Tesis y Tesis de la CAPES, desde la biblioteca electrónica de las revistas científicas Scielo y Google Scholar, además del uso de entrevistas y un cuestionario semiestructurado. El marco teórico se fundamenta en el materialismo histórico, centrado en las obras de Marx (2003; 2013), Marx y Engels (2004), Gramsci (1982; 1988; 1999), Mészáros (2005; 2008), Martins (2018), Saviani. (2004), Ortigara y Ganzeli (2013), Rua (2014), Nosella (2011), Ciavatta, (2005; 2010; 2018), Dante (2016), Kuenzer (2006), Ramos (2011), Frigotto (2012), Machado (2011), Otranto y Paiva (2016), entre otros teóricos del campo de la educación profesional y de las políticas públicas de educación profesional. Como resultado de nuestros análisis, llegamos a la conclusión de que la creación de las FI fue una revolución para la educación profesional en Brasil y su nueva institucionalidad brinda oportunidades para la innovación, la inclusión, el desarrollo regional, la enseñanza, la investigación, la extensión, la autonomía y la transformación social que surgen de educación, ciencia y tecnología que ofrecen las instituciones financieras.
Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica
Criação dos Institutos Federais de Educação
Políticas públicas em educação
Nova institucionalidade
Neoliberalismo
Educação integral
Professional and technological education
Creation of Federal Institutes of Education
Public education policies
New institutionality
Neoliberalism
Integral education
Educación profesional y tecnológica
Creación de Institutos Federales de Educación
Políticas públicas de educación
Nueva institucionalidad
Educación integral
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Bruno Rodrigo Tavares. Criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise da metamorfose da política de educação profissional a partir de sua nova institucionalidade. 2024. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14690
Data do documento: 14-mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.