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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14651
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Implementação da aprendizagem baseada em projetos e o estudo de plantas medicinais no ensino de química |
Autor(es): | Silva, Keyla Milena Alves da |
Primeiro Orientador: | Silva, Mônica Araújo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins, Thatiane Veríssimo dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Monique Gabriella Angelo da |
Resumo: | A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia alternativa que promove a transformação do ensino, proporcionando uma abordagem dinâmica e envolvente. No cenário educacional brasileiro atual, marcado por desafios como a necessidade de participação dos alunos e a busca por práticas inovadoras que atendam às demandas do século XXI, a ABP destaca-se por sua capacidade de desenvolver habilidades essenciais, tais como pensamento crítico, colaboração, comunicação e resolução de problemas. Ao integrar essas competências ao currículo, a ABP oferece uma resposta eficaz às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a importância de uma educação mais conectada com o mundo real e voltada para a formação integral do aluno. Sendo assim, neste estudo, é apresentada uma proposta pedagógica que visa demonstrar a aplicação da ABP no ensino de Química, especialmente no contexto do estudo de plantas medicinais. No desenvolvimento deste projeto, optou-se utilizar umas das especies espécies mais predominantes no Nordeste brasileiro. O processo de seleção baseou-se em uma combinação de critérios que incluíram: a prevalência e acessibilidade da planta na região, evidências científicas de suas propriedades medicinais, e sua relevância para os conteúdos de química orgânica. Diante do exposto, o presente trabalho propõe uma sequência didática destinada à 3ª série do Ensino Médio, com o intuito de explorar o conteúdo de funções orgânicas por meio do estudo das plantas medicinais no ensino de química. Vale destacar que, a mesma não foi aplicada. A sequência foi estruturada em 7 (sete) encontros, com duração de 50 minutos cada. Dentre as etapas desenvolvidas da sequência, temos: a aplicação de um questionário, elaboração de mapas mentais pelos alunos, a escolhas das plantas, o uso da ferramenta digital Molview; experimentos práticos relacionados à produção de sabonetes e a culminância do projeto. Como resultados esperados, almeja-se que essa abordagem integre o conhecimento em química orgânica e fitoterapia, oferecendo aos estudantes uma educação mais significativa e alinhada com os princípios e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste sentido, a avaliação do projeto se baseia em múltiplos aspectos, incluindo o engajamento dos alunos, a capacidade de aplicar conceitos de química em contextos práticos a partir do desenvolvimento do projeto e a utilização do Kahoot como ferramenta de avaliação que permite promover uma avaliação lúdica e interativa. |
Abstract: | Project-Based Learning (PBL) is an alternative methodology that promotes the transformation of education, providing a dynamic and engaging approach. In the current Brazilian educational scenario, marked by challenges such as the need for student participation and the search for innovative practices that meet the demands of the 21st century, PBL stands out for its ability to develop essential skills such as critical thinking, collaboration, communication, and problem-solving. By integrating these competencies into the curriculum, PBL offers an effective response to the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), which emphasizes the importance of education more connected to the real world and focused on the holistic development of the student. Therefore, this study presents a pedagogical proposal aimed at demonstrating the application of PBL in Chemistry education, especially in the context of the study of medicinal plants. In developing this project, one of the most predominant species in the Brazilian Northeast was chosen. The selection process was based on a combination of criteria including the prevalence and accessibility of the plant in the region, scientific evidence of its medicinal properties, and its relevance to organic chemistry content. In light of the above, this paper proposes a didactic sequence aimed at the 3rd year of high school, with the aim of exploring the content of organic functions through the study of medicinal plants in chemistry education. It is worth noting that it has not been implemented yet. The sequence was structured into 7 (seven) sessions, each lasting 50 minutes. Among the developed stages of the sequence, we have: the application of a questionnaire, the elaboration of mind maps by students, the selection of plants, the use of the digital tool Molview; practical experiments related to soap production, and the culmination of the project. As expected results, it is aimed that this approach integrates knowledge in organic chemistry and phytotherapy, offering students a more meaningful education aligned with the principles and guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). In this sense, the project evaluation is based on multiple aspects, including student engagement, the ability to apply chemistry concepts in practical contexts through the project's development, and the use of Kahoot as an assessment tool that allows promoting playful and interactive assessment. |
Palavras-chave: | Ensino por projetos Química – Estudo e ensino Plantas medicinais Química orgânica Project-based learning Chemistry education Medicinal plants Organic chemistry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química- Licenciatura |
Citação: | SILVA, Keyla Milena Alves da. Implementação da aprendizagem baseada em projetos e o estudo de plantas medicinais no ensino de química. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14651 |
Data do documento: | 15-fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
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