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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14567
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Mudanças no conhecimento sobre saúde mental de escolares do ensino fundamental II após intervenções do Programa Residência Pedagógica em Educação Física: um estudo follow-up |
Título(s) alternativo(s): | Knowledge about mental health in students in theo f elementary school II after theoretical/practical interventions in the Pedagogical Residency and Physical Education: was study follow-up |
Autor(es): | Silva, Sandra Maria Alves da |
Primeiro Orientador: | Caetano, Antônio Filipe Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade |
metadata.dc.contributor.referee2: | Austrelino, Felipe de Carvalho |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo identificar as mudanças de conhecimento sobre saúde mental em escolares do 7° ano do ensino fundamental II de uma unidade escolar da rede pública de ensino da cidade Maceió, Estado de Alagoas, após 16 (dezesseis) meses das intervenções teóricas e práticas do PRP, subprojeto Educação Física (2022-2023). Trata-se de estudo quantitativo, de modelo experimental e intervenção em molde piloto, com follow up, após intervenções teóricas/práticas na Residência Pedagógica, subprojeto de Educação Física (2020 a 2023). A variável de interesse deste estudo foi comparar o conhecimento dos estudantes acerca da relação entre saúde mental após 16 meses de realização da intervenção. Participaram 44 escolares, sendo 26 homens e 18 mulheres, com idade média de 11,2 0,5 anos. Os resultados mostraram que apesar do questionário ter sido aplicado após 16 meses das intervenções feitas, houve mudanças positivas no grupo intervenção nas respostas dos escolares sobre o conceito de saúde mental (51,9% para 90%) e atividade física e saúde mental (de 42,3% para 50%), e mudanças negativas para os sintomas de ansiedade (de 55,8% para 50% ). Portanto houve um aumento expressivo nas respostas consideradas como corretas no estudo do follow up . Desta forma é possível concluir que as intervenções realizadas no Programa de Residência Pedagógica podem ter contribuído para o conhecimento dos estudantes sobre a temática da saúde. |
Abstract: | The present study aimed to identify changes in knowledge about mental health in students in the 7th year of elementary school II at a school unit in the public education network in the city of Maceió, State of Alagoas, after 16 (sixteen) months of theoretical interventions. and PRP practices, Physical Education subproject (2022-2023). This is a quantitative study, experimental model and pilot intervention, with follow-up, after theoretical/practical interventions in the Pedagogical Residency, Physical Education subproject (2020 to 2023). The variable of interest in this study was to compare students' knowledge about the relationship between mental health after 16 months of carrying out the intervention. 44 students participated, 26 men and 18 women, with an average age of 11.2 0.5 years. The results showed that although the questionnaire was applied after 16 months of the interventions carried out, there were positive changes in the intervention group in the students' responses on the concept of mental health (51.9% to 90%) and physical activity and mental health (from 42.3% to 50%), and negative changes in anxiety symptoms (from 55.8% to 50%). Therefore, there was a significant increase in the answers considered correct in the follow-up study. In this way, it is possible to conclude that the interventions carried out in the Pedagogical Residency Program may have contributed to students' knowledge about health issues. |
Palavras-chave: | Universidade Federal de Alagoas. Programa de Residência Pedagógica Saúde mental Educação física Follow up Mental health Pedagogical Residency Physical Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Sandra Maria Alves da. Mudanças no conhecimento sobre saúde mental de escolares do ensino fundamental II após intervenções do Programa Residência Pedagógica em Educação Física: um estudo follow-up. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto e Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14567 |
Data do documento: | 1-abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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