00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caetano, Antônio Filipe Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984280715339645pt_BR
dc.contributor.referee1Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0816513179969007pt_BR
dc.contributor.referee2Austrelino, Felipe de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5922686603242290pt_BR
dc.creatorSilva, Sandra Maria Alves da-
dc.date.accessioned2024-10-22T22:13:36Z-
dc.date.available2024-10-22-
dc.date.available2024-10-22T22:13:36Z-
dc.date.issued2023-04-01-
dc.identifier.citationSILVA, Sandra Maria Alves da. Mudanças no conhecimento sobre saúde mental de escolares do ensino fundamental II após intervenções do Programa Residência Pedagógica em Educação Física: um estudo follow-up. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto e Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14567-
dc.description.abstractThe present study aimed to identify changes in knowledge about mental health in students in the 7th year of elementary school II at a school unit in the public education network in the city of Maceió, State of Alagoas, after 16 (sixteen) months of theoretical interventions. and PRP practices, Physical Education subproject (2022-2023). This is a quantitative study, experimental model and pilot intervention, with follow-up, after theoretical/practical interventions in the Pedagogical Residency, Physical Education subproject (2020 to 2023). The variable of interest in this study was to compare students' knowledge about the relationship between mental health after 16 months of carrying out the intervention. 44 students participated, 26 men and 18 women, with an average age of 11.2 0.5 years. The results showed that although the questionnaire was applied after 16 months of the interventions carried out, there were positive changes in the intervention group in the students' responses on the concept of mental health (51.9% to 90%) and physical activity and mental health (from 42.3% to 50%), and negative changes in anxiety symptoms (from 55.8% to 50%). Therefore, there was a significant increase in the answers considered correct in the follow-up study. In this way, it is possible to conclude that the interventions carried out in the Pedagogical Residency Program may have contributed to students' knowledge about health issues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas. Programa de Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFollow uppt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectPedagogical Residencypt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleMudanças no conhecimento sobre saúde mental de escolares do ensino fundamental II após intervenções do Programa Residência Pedagógica em Educação Física: um estudo follow-uppt_BR
dc.title.alternativeKnowledge about mental health in students in theo f elementary school II after theoretical/practical interventions in the Pedagogical Residency and Physical Education: was study follow-uppt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo identificar as mudanças de conhecimento sobre saúde mental em escolares do 7° ano do ensino fundamental II de uma unidade escolar da rede pública de ensino da cidade Maceió, Estado de Alagoas, após 16 (dezesseis) meses das intervenções teóricas e práticas do PRP, subprojeto Educação Física (2022-2023). Trata-se de estudo quantitativo, de modelo experimental e intervenção em molde piloto, com follow up, após intervenções teóricas/práticas na Residência Pedagógica, subprojeto de Educação Física (2020 a 2023). A variável de interesse deste estudo foi comparar o conhecimento dos estudantes acerca da relação entre saúde mental após 16 meses de realização da intervenção. Participaram 44 escolares, sendo 26 homens e 18 mulheres, com idade média de 11,2 0,5 anos. Os resultados mostraram que apesar do questionário ter sido aplicado após 16 meses das intervenções feitas, houve mudanças positivas no grupo intervenção nas respostas dos escolares sobre o conceito de saúde mental (51,9% para 90%) e atividade física e saúde mental (de 42,3% para 50%), e mudanças negativas para os sintomas de ansiedade (de 55,8% para 50% ). Portanto houve um aumento expressivo nas respostas consideradas como corretas no estudo do follow up . Desta forma é possível concluir que as intervenções realizadas no Programa de Residência Pedagógica podem ter contribuído para o conhecimento dos estudantes sobre a temática da saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mudanças no conhecimento sobre saúde mental de escolares do ensino fundamental II após intervenções do Programa Residência Pedagógica em Educação Física_um estudo follow-up.pdfMudanças no conhecimento sobre saúde mental de escolares do ensino fundamental II após intervenções do Programa Residência Pedagógica em Educação Física: um estudo follow-up1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.