00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: “Narrar e curar”: reflexões sobre uma experiência de ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia
Título(s) alternativo(s): “Narrating and curating”: reflections on a Portuguese language teaching experience in times of pandemic
Autor(es): Miranda, Alessandra Ramos dos Santos
Primeiro Orientador: Pereira, Andréa da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Luiz Fernando
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma reflexão sobre uma proposta didática envolvendo os multiletramentos desenvolvida na disciplina de língua portuguesa de uma turma de 9º ano de uma escola pública da rede estadual de ensino no bairro Vergel do Lago, localizada na periferia de Maceió-AL. A situação de isolamento social e de Ensino Emergencial Remoto (EER), bem como o período de retorno ao ensino presencial, em tempos sensíveis estabelecidos pela pandemia da COVID-19 constituiu o contexto de pesquisa. Colocar em lugar de emergência a necessidade de novas práticas de ensino de língua portuguesa e de acolhimento dos alunos no ambiente escolar constituiu o problema de pesquisa. As questões norteadoras de pesquisa foram: quais atividades de leitura e escrita poderiam promover um trabalho de escuta e de acolhimento dos alunos na sala de aula na fase de retorno às aulas, quer no período emergencial, quer no presencial, no contexto atual pandêmico? Em que medida o trabalho no campo artístico-literário possibilitaria espaços catárticos para os alunos externarem as experiências vivenciadas no contexto da pandemia da COVID-19? A proposta didática teve como objetivo geral descrever e problematizar propostas pedagógicas de escrita multimodais e de leitura subjetiva realizada de textos literários em aulas de língua portuguesa, no retorno das aulas presenciais, após o distanciamento social nos dois anos iniciais da pandemia. Os objetivos específicos foram: a) proporcionar atividades que promovam espaços catárticos na sala de aula visando ao acolhimento e à expressão dos estudantes; b) acompanhar se há mudanças de socialização à medida que o trabalho for desenvolvido na sala de aula; c) observar as atitudes que os alunos adotam na sala de aula durante as atividades propostas e d) refletir sobre o efeito de mais inserção de leitura literária no trabalho de letramento a partir de cada proposta realizada na sala de aula. A pesquisa de natureza qualitativa gerou os registros a partir dos procedimentos da Etnografia Educacional (Fritzen, 2012; Oliveira, 2013). O estudo foi realizado com base nas teorias da Pesquisa Biográfica em Educação (Delory-Momberger, 2008, 2011), da Leitura Subjetiva (Jouve, 2013; Petit, 2009, 2019), da Abordagem Social dos Letramentos (Heath, 2004; Kleiman, 2005; Street, 2014) e da Pedagogia dos Multiletramentos (Grupo Nova Londres, 1996; Rojo, 2012; Silva, 2011). Como resultados, podemos destacar que o trabalho com as múltiplas linguagens contribuiu para o acolhimento e a expressão subjetiva dos alunos, promoveu um trabalho criativo de escrita e mostrou portas de acesso à leitura literária não vistas no contexto anterior à pandemia.
Abstract: This research presents a reflection on a didactic proposal involving multiliteracies developed in the Portuguese language discipline of a 9th year class at a public school in the state education network in the Vergel do Lago neighborhood, located on the outskirts of Maceió-AL. The situation of social isolation and Remote Emergency Education (EER), as well as the period of return to in-person teaching, in sensitive times established by the COVID-19 pandemic constituted the research context. Putting in emergency place the need for new practices in teaching the Portuguese language and welcoming students into the school environment constituted the research problem. The guiding research questions were: which reading and writing activities could promote listening and welcoming students in the classroom during the return to school phase, whether during the emergency period or in person, in the current pandemic context? To what extent would work in the artistic-literary field provide cathartic spaces for students to express their experiences in the context of the COVID-19 pandemic? The general objective of the didactic proposal was to describe and problematize pedagogical proposals for multimodal writing and subjective reading of literary texts in Portuguese language classes, upon the return of face-to-face classes, after social distancing in the initial two years of the pandemic. The specific objectives were: a) to provide activities that promote cathartic spaces in the classroom aimed at welcoming and expressing students; b) monitor whether there are changes in socialization as the work is carried out in the classroom; c) observe the attitudes that students adopt in the classroom during the proposed activities and d) reflect on the effect of more inclusion of literary reading in literacy work based on each proposal made in the classroom. The qualitative research generated records based on Educational Ethnography procedures (Fritzen, 2012; Oliveira, 2013). The study was carried out based on the theories of Biographical Research in Education (Delory-Momberger, 2008, 2011), Subjective Reading (Jouve, 2013; Petit, 2009, 2019), the Social Approach to Literacy (Heath, 2004; Kleiman, 2005; Street, 2014) and the Pedagogy of Multiliteracies (Grupo Nova Londres, 1996; Rojo, 2012; Silva, 2011). As results, we can highlight that working with multiple languages contributed to students' acceptance and subjective expression, promoted creative writing work and showed doors of access to literary reading not seen in the context before the pandemic.
Palavras-chave: Pedagogia dos multiletramentos
Etnografia educacional
Ambiente escolar – Acolhimento
Leitura e escrita
Língua portuguesa – Disciplina
Alunos – Pandemia covid-19
Pedagogy of multiliteracies
Educational ethnography
School environment – Reception
Reading and writing
Portuguese language – Subject
Students – Pandemic Covid-19
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: MIRANDA, Alessandra Ramos dos Santos. “Narrar e curar”: reflexões sobre uma experiência de ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia. 2024. 192 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14519
Data do documento: 10-out-2023
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