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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14450
Tipo: | Dissertação |
Título: | Dificuldades dos docentes com as tecnologias digitais e reinvenção de suas práticas no ensino superior durante a pandemia do Covid-19 |
Autor(es): | Santos, Rodrigo Pimentel |
Primeiro Orientador: | Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Lucy Vieira da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Lizomar de Jesus Maués |
metadata.dc.contributor.referee3: | Bomfim, Ana Marlusia Alves |
Resumo: | Introdução: durante a pandemia do COVID-19, os docentes enfrentaram diversas dificuldades ao lidar com as tecnologias digitais e tiveram que se reinventar em suas práticas docentes no ensino superior. Essas dificuldades incluíram a transição repentina para o ensino remoto, a adaptação a plataformas e ferramentas online, a falta de infraestrutura tecnológica adequada, a necessidade de aprender novas habilidades digitais e o desafio de manter o engajamento dos estudantes à distância. Objetivo: caracterizar as evidências científicas sobre as dificuldades da prática docente e suas reinvenções mediante as tecnologias digitais, por meio de um mapeamento sistemático. Metodologia: nos artigos 1 e 2, recorreu-se ao Mapeamento sistemático e descritivo, de natureza qualitativa. No artigo 1, buscou-se identificar as dificuldades dos docentes com as tecnologias digitais durante a pandemia e, no artigo 2, as reinvenções da prática docente. No artigo 3, realizou-se uma Etnografia virtual, pesquisa descritiva, exploratória, original, de fonte primária e de natureza qualitativa, no sítio de compartilhamento de vídeos YouTube. No contexto do produto, efetuou-se a organização das categorias temáticas que surgiram, dando origem a um material educacional sob a forma de um texto de apoio. Neste, os capítulos oferecem uma análise detalhada das dificuldades e reconfigurações enfrentadas pelos docentes. Resultados e discussão: As dificuldades e reinvenções dos docentes foram rastreadas nos resultados dos 62 artigos científicos e nas transcrições dos 20 vídeos para gerar as categorias temáticas com uso do ChatGPT, versão 4.0, a partir da análise de conteúdo de Bardin. A superação das adversidades no manejo das tecnologias digitais, em um cenário desafiador, revelou-se como um processo impactante, porém revelador de potenciais transformadores. Este processo evidenciou a resiliência dos docentes, indicando uma perspectiva para o futuro educacional que seja mais dinâmica e alinhada às exigências contemporâneas. A reinvenção das práticas docentes transcendeu a mera adaptação ao ambiente digital. A sala de aula evoluiu de um espaço unidirecional para um ambiente colaborativo e interativo, mesmo no contexto virtual. As práticas docentes assumiram uma nova perspectiva, enfatizando a flexibilidade, inclusão e a integração harmoniosa entre a tecnologia e a humanização do ensino. Conclusão: As dificuldades enfrentadas pelos docentes ao lidar com as tecnologias digitais em um cenário desafiador foi um processo que, embora tenha sido impactante, revelou potenciais transformadores, destacando a resiliência dos docentes e apontando para um futuro educacional mais dinâmico e alinhado às demandas contemporâneas. A reinvenção das práticas docentes não se limitou à adaptação ao meio digital. A sala de aula deixou de ser um espaço unidirecional para se tornar um ambiente colaborativo e interativo, mesmo em um contexto virtual, com práticas docentes inseridas em uma nova perspectiva, que valoriza a flexibilidade, a inclusão e a fusão harmoniosa entre a tecnologia e a humanização do ensino. Antevê-se que, a partir desta pesquisa, o Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, o qual os pesquisadores estão vinculados, prossiga com a pesquisa in loco, considerando a possibilidade de implementar a capacitação pedagógica em Tecnologias e Comunicações Digitais. Este esforço visa reduzir as lacunas no letramento digital tanto de docentes quanto de discentes, transformando essas ferramentas em instrumentos pedagógicos cotidianos. Assim, espera-se contribuir para a melhoria e aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, tornando-os inovadores e atrativos. |
Abstract: | Introduction: during the COVID-19 pandemic, educators faced various challenges in dealing with digital technologies and had to reinvent their teaching practices in higher education. These difficulties included the sudden transition to remote teaching, adaptation to online platforms and tools, lack of adequate technological infrastructure, the need to acquire new digital skills, and the challenge of maintaining student engagement at a distance. Objective: to characterize the scientific evidence regarding the difficulties in teaching practices and their reinventions through digital technologies, through a systematic mapping. Methodology: in articles 1 and 2, a systematic and descriptive mapping of a qualitative nature was employed. Article 1 aimed to identify the difficulties faced by educators with digital technologies during the pandemic, while Article 2 focused on the reinventions of teaching practices. In Article 3, a virtual ethnography was conducted, a descriptive, exploratory, original, primary-source, and qualitative research, on the video-sharing platform YouTube. In the product's context, the thematic categories that emerged were systematically organized, resulting in an educational material in the form of a support text. The chapters in this text provide a detailed analysis of the challenges and adaptations faced by educators. Results and Discussion: the difficulties and reinventions of educators were traced in the results of 62 scientific articles and the transcriptions of 20 videos to generate thematic categories using ChatGPT, version 4.0, based on Bardin's content analysis. Overcoming challenges in handling digital technologies in a challenging scenario proved to be an impactful yet revealing process with transformative potential. This process underscored educators' resilience, indicating a perspective for a more dynamic and contemporary educational future. The reinvention of teaching practices went beyond mere adaptation to the digital environment. The classroom evolved from a unidirectional space to a collaborative and interactive environment, even in the virtual context. Teaching practices assumed a new perspective, emphasizing flexibility, inclusion, and the harmonious integration of technology and the humanization of education. Conclusion: The difficulties faced by educators in dealing with digital technologies in a challenging scenario were a process that, while impactful, revealed transformative potential, highlighting educators' resilience and pointing towards a more dynamic and contemporary educational future. The reinvention of teaching practices extended beyond adapting to the digital medium. The classroom ceased to be a unidirectional space and became a collaborative and interactive environment, even in a virtual context, with teaching practices embedded in a new perspective that values flexibility, inclusion, and the harmonious fusion of technology and the humanization of education. It is anticipated that, based on this research, the Professional Master's Program in Health Education, to which the researchers are affiliated, will continue on-site research, considering the possibility of implementing pedagogical training in Digital Technologies and Communications. This effort aims to reduce the digital literacy gaps for both educators and students, transforming these tools into everyday pedagogical instruments. Thus, the goal is to contribute to the improvement and enhancement of teaching and learning processes, making them innovative and appealing. |
Palavras-chave: | Ensino remoto Tecnologias digitais Ensino superior – Pandemia da Covid 19 Prática de ensino - Pandemia Dificuldade Reinvenções Digital technologies Difficulty Reinventions Higher education COVID-19 pandemic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | SANTOS, Rodrigo Pimentel. Dificuldades dos docentes com as tecnologias digitais e reinvenção de suas práticas no ensino superior durante a pandemia do Covid-19. 2024. 250 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. [Acompanha Produto Educacional] |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14450 |
Data do documento: | 22-dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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Dificuldades dos docentes com as tecnologias digitais e reinvenção de suas práticas no ensino superior durante a pandemia do Covid-19.pdf | Dificuldades dos docentes com as tecnologias digitais e reinvenção de suas práticas no ensino superior durante a pandemia do Covid-19 | 5.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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