00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14380
Tipo: Dissertação
Título: Um modelo de aferição de usabilidade dos diferentes personas em ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação à distância a partir de um estudo de caso do sistema UAB/UFAL
Autor(es): Peres, Ângela Lima
Primeiro Orientador: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Hernández-Domínguez, Arturo
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Cleide Jane de Sa Araujo
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Lynn Rosalina Gama
Resumo: O presente trabalho apresenta um Modelo de Aferição de Usabilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem no contexto da educação à distância a partir do estudo de caso do Moodle UAB/UFAL. Estes ambientes representam a sala de aula do estudante onde ele obtém os materiais, executa atividades de aprendizagem, interage com colegas, tutores e professores e é avaliado. Aferições e recomendações de melhoria em usabilidade têm como meta promover a motivação no processo de ensino-aprendizagem. O modelo propõe a aferição através de questionários e complementada por análise das interações provenientes da observação em laboratório. As dimensões propostas para análise são: eficácia, eficiência, facilidade de uso, facilidade de aprendizado, memorização, facilidade na recuperação de erros, disponibilidade e utilidade dos recursos, confiabilidade, satisfação e motivação em explorar os inúmeros recursos da plataforma. Personas foram criados com o objetivo de dar mais visibilidade aos perfis encontrados no estudo e a análise foi realizada para cada um destes perfis. O modelo sugere métricas quantitativas complementadas por análises qualitativas. O estudo de caso da avaliação da plataforma AVA Moodle UAB/UFAL envolveu 55 estudantes. O AVA obteve um bom nível de usabilidade no contexto analisado em quase todas as dimensões, com exceção da facilidade na correção de erros e disponibilidade dos recursos que podem ser aprimoradas. Nas análises qualitativas, foram identificadas questões que interferem na percepção da usabilidade da plataforma relacionadas a aspectos operacionais e de planejamento pedagógico e administrativos.
Abstract: This research presents a Model to analyze the usability of learning management systems in distance learning through the case study of Moodle UAB/UFAL. This environment is the student virtual classroom where they obtain the materials, execute tasks, and interact with classroom mates, tutors, and teachers and also is evaluated. The usability assessment and improvement recommendations have the goal of promoting the motivation in teaching-learning process. The techniques proposed are questionnaires and laboratory usability test with video records and analysis. The dimensions are: efficacy, efficiency, ease of use, ease of learning, memorization, easy of recover from errors, usefulness and usable, reliability, motivation and satisfaction. Personas were used to promote visibility of the profiles identified in this study. The analysis have to involve each of identified persona. The recommended metrics are quantitative but also complemented by a qualitative analysis. The case study of Moodle UAB/UFAL was provided by 55 students. The AVA Moodle has a good level of usability in the research context. There are some questions related to operational and also pedagogical and administrative issues that interfere in the usability perception of LMS.
Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem – Usabilidade
Educação à distância
Métricas de usabilidade
Personas
Virtual learning environments – Usability
Distance education
Usability metrics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: PERES, Ângela Lima. Um modelo de aferição de usabilidade dos diferentes personas em ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação à distância a partir de um estudo de caso do sistema UAB/UFAL. 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14380
Data do documento: nov-2009
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.