00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.referee1Hernández-Domínguez, Arturo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Cleide Jane de Sa Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2226174429595901pt_BR
dc.creatorPeres, Ângela Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3397474862940233pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T19:59:15Z-
dc.date.available2024-09-24-
dc.date.available2024-09-24T19:59:15Z-
dc.date.issued2009-11-
dc.identifier.citationPERES, Ângela Lima. Um modelo de aferição de usabilidade dos diferentes personas em ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação à distância a partir de um estudo de caso do sistema UAB/UFAL. 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14380-
dc.description.abstractThis research presents a Model to analyze the usability of learning management systems in distance learning through the case study of Moodle UAB/UFAL. This environment is the student virtual classroom where they obtain the materials, execute tasks, and interact with classroom mates, tutors, and teachers and also is evaluated. The usability assessment and improvement recommendations have the goal of promoting the motivation in teaching-learning process. The techniques proposed are questionnaires and laboratory usability test with video records and analysis. The dimensions are: efficacy, efficiency, ease of use, ease of learning, memorization, easy of recover from errors, usefulness and usable, reliability, motivation and satisfaction. Personas were used to promote visibility of the profiles identified in this study. The analysis have to involve each of identified persona. The recommended metrics are quantitative but also complemented by a qualitative analysis. The case study of Moodle UAB/UFAL was provided by 55 students. The AVA Moodle has a good level of usability in the research context. There are some questions related to operational and also pedagogical and administrative issues that interfere in the usability perception of LMS.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagem – Usabilidadept_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectMétricas de usabilidadept_BR
dc.subjectPersonaspt_BR
dc.subjectVirtual learning environments – Usabilitypt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectUsability metricspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm modelo de aferição de usabilidade dos diferentes personas em ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação à distância a partir de um estudo de caso do sistema UAB/UFALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um Modelo de Aferição de Usabilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem no contexto da educação à distância a partir do estudo de caso do Moodle UAB/UFAL. Estes ambientes representam a sala de aula do estudante onde ele obtém os materiais, executa atividades de aprendizagem, interage com colegas, tutores e professores e é avaliado. Aferições e recomendações de melhoria em usabilidade têm como meta promover a motivação no processo de ensino-aprendizagem. O modelo propõe a aferição através de questionários e complementada por análise das interações provenientes da observação em laboratório. As dimensões propostas para análise são: eficácia, eficiência, facilidade de uso, facilidade de aprendizado, memorização, facilidade na recuperação de erros, disponibilidade e utilidade dos recursos, confiabilidade, satisfação e motivação em explorar os inúmeros recursos da plataforma. Personas foram criados com o objetivo de dar mais visibilidade aos perfis encontrados no estudo e a análise foi realizada para cada um destes perfis. O modelo sugere métricas quantitativas complementadas por análises qualitativas. O estudo de caso da avaliação da plataforma AVA Moodle UAB/UFAL envolveu 55 estudantes. O AVA obteve um bom nível de usabilidade no contexto analisado em quase todas as dimensões, com exceção da facilidade na correção de erros e disponibilidade dos recursos que podem ser aprimoradas. Nas análises qualitativas, foram identificadas questões que interferem na percepção da usabilidade da plataforma relacionadas a aspectos operacionais e de planejamento pedagógico e administrativos.pt_BR
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