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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14349
Tipo: | Tese |
Título: | Sentidos de vida e aprendizagem: um estudo de acordo com a prática de aprendizagem integradora e inovadora |
Autor(es): | Pereira, Rafael Alexandre Belo de Albuquerque |
Primeiro Orientador: | Alves, Maria Dolores Fortes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Menezes, Anderson de Alencar |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Walter Matias |
metadata.dc.contributor.referee3: | Suanno, João Henrique |
metadata.dc.contributor.referee4: | Suanno, Marilza Vanessa Rosa |
Resumo: | A presente pesquisa problematiza a concepção de aprendizagem na medida em que busca abordar a seguinte problemática: qual a relação entre a elaboração de sentidos da vida e o processo de aprendizagem ao longo da vida, e suas múltiplas relações em âmbitos individuais e coletivos a partir da história de vida de uma educadora, especificamente no seu processo de envelhecimento, adoecimento e morte? Utiliza-se como referencial teórico e epistemológico o pensamento complexo, de Edgar Morin, em diálogo com a noção de transdisciplinaridade. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e tem como objetivo compreender a relação entre sentidos de vida e aprendizagem, a partir de um percurso biográfico, dentro dos parâmetros de uma prática de aprendizagem integradora e inovadora (PAII). A metodologia está elaborada dentro dos referenciais do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade. O acesso aos dados de pesquisa foi possibilitado pelo uso de um dispositivo polifônico de história de vida, construído dentro de uma perspectiva fenomenológica existencial hermenêutica e historiográfica. Toma-se como técnicas a produção autobiográfica, dialogada com a prática da auto etnografia. Os resultados do estudo demonstram que os sentidos de vida seapresentaramcomomultiplicidadequeconvergemedivergemnaconstruçãodasuahistória de vida. A ação performativa diante da multiplicidade de sentidos de vida, em diversos momentos e ciclos existenciais, permite com que o ser humano se torne mais autor da sua própria história. A efetivação dos sentidos de vida, como ação existencial, desdobra-se em aprendizagem, caracterizada como um processo contínuo ao longo da vida, que implica na criação de si e do mundo que lhe diz respeito. |
Abstract: | This research problematizes the conception of learning as it seeks to address the following problem: what is the relationship between the elaboration of meanings in life and the life long learning process, and its multiple relationships in individual and collective spheres based on life story of an educator, specifically in her process of aging, illness and death? The complex thinking of Edgar Morin is used as a theoretical and epistemological reference, in dialogue with the notion of transdisciplinarity. Access to research data was made possible through the use of a polyphonic life history device, constructed within a phenomenological existential hermeneutic and historiographic perspective.There search is characterized as a case study and aims to understand the relationship between meanings of life and learning, based on the elaboration of a biographical path, within the parameters of an integrative and innovative learning practice (PAII). The methodology is developed within the frameworks of Complex Thinking and Transdisciplinarity. Autobiographical production techniques are taken as techniques, in dialogue with the practice of autoethnography. The results of the study demonstrate that the meanings of life are presented as multiplicity that converge and diverge in the construction of their life story. Performative action in the face of the multiplicity of meanings of life, in different moments and existential cycles, allows human beings to become more author of their own history. The realization of the meanings of life, as an existential action, unfolds into learning, characterized as a continuous process throughout life, which implies the creation of one self and the world that concerns one. |
Palavras-chave: | Educação Prática de aprendizagem integradora e inovadora Aprendizagem – Complexidade Interdisciplinaridade Aprendizagem ao longo da vida Integrative and Innovative Learning Practice. (PAII) Complexity Interdisciplinarity Life long learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PEREIRA, Rafael Alexandre Belo de Albuquerque. Sentidos de vida e aprendizagem: um estudo de acordo com a prática de aprendizagem integradora e inovadora. 2024. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14349 |
Data do documento: | 1-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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