00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee2Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee3Suanno, João Henrique-
dc.contributor.referee4Suanno, Marilza Vanessa Rosa-
dc.creatorPereira, Rafael Alexandre Belo de Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1208964736427609pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-20T21:09:45Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T21:09:45Z-
dc.date.issued2024-03-01-
dc.identifier.citationPEREIRA, Rafael Alexandre Belo de Albuquerque. Sentidos de vida e aprendizagem: um estudo de acordo com a prática de aprendizagem integradora e inovadora. 2024. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14349-
dc.description.abstractThis research problematizes the conception of learning as it seeks to address the following problem: what is the relationship between the elaboration of meanings in life and the life long learning process, and its multiple relationships in individual and collective spheres based on life story of an educator, specifically in her process of aging, illness and death? The complex thinking of Edgar Morin is used as a theoretical and epistemological reference, in dialogue with the notion of transdisciplinarity. Access to research data was made possible through the use of a polyphonic life history device, constructed within a phenomenological existential hermeneutic and historiographic perspective.There search is characterized as a case study and aims to understand the relationship between meanings of life and learning, based on the elaboration of a biographical path, within the parameters of an integrative and innovative learning practice (PAII). The methodology is developed within the frameworks of Complex Thinking and Transdisciplinarity. Autobiographical production techniques are taken as techniques, in dialogue with the practice of autoethnography. The results of the study demonstrate that the meanings of life are presented as multiplicity that converge and diverge in the construction of their life story. Performative action in the face of the multiplicity of meanings of life, in different moments and existential cycles, allows human beings to become more author of their own history. The realization of the meanings of life, as an existential action, unfolds into learning, characterized as a continuous process throughout life, which implies the creation of one self and the world that concerns one.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrática de aprendizagem integradora e inovadorapt_BR
dc.subjectAprendizagem – Complexidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_BR
dc.subjectIntegrative and Innovative Learning Practice. (PAII)pt_BR
dc.subjectComplexitypt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectLife long learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSentidos de vida e aprendizagem: um estudo de acordo com a prática de aprendizagem integradora e inovadorapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa problematiza a concepção de aprendizagem na medida em que busca abordar a seguinte problemática: qual a relação entre a elaboração de sentidos da vida e o processo de aprendizagem ao longo da vida, e suas múltiplas relações em âmbitos individuais e coletivos a partir da história de vida de uma educadora, especificamente no seu processo de envelhecimento, adoecimento e morte? Utiliza-se como referencial teórico e epistemológico o pensamento complexo, de Edgar Morin, em diálogo com a noção de transdisciplinaridade. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e tem como objetivo compreender a relação entre sentidos de vida e aprendizagem, a partir de um percurso biográfico, dentro dos parâmetros de uma prática de aprendizagem integradora e inovadora (PAII). A metodologia está elaborada dentro dos referenciais do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade. O acesso aos dados de pesquisa foi possibilitado pelo uso de um dispositivo polifônico de história de vida, construído dentro de uma perspectiva fenomenológica existencial hermenêutica e historiográfica. Toma-se como técnicas a produção autobiográfica, dialogada com a prática da auto etnografia. Os resultados do estudo demonstram que os sentidos de vida seapresentaramcomomultiplicidadequeconvergemedivergemnaconstruçãodasuahistória de vida. A ação performativa diante da multiplicidade de sentidos de vida, em diversos momentos e ciclos existenciais, permite com que o ser humano se torne mais autor da sua própria história. A efetivação dos sentidos de vida, como ação existencial, desdobra-se em aprendizagem, caracterizada como um processo contínuo ao longo da vida, que implica na criação de si e do mundo que lhe diz respeito.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sentidos de vida e aprendizagem_um estudo de acordo com a prática de aprendizagem integradora e inovadora.pdf
  Until 2025-09-20
4.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.