00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cirlene Jeane Santos e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895494310671478pt_BR
dc.contributor.referee1Gama, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque-
dc.contributor.referee2Viegas, Maria Ester Ferreira da Silva-
dc.creatorSilva, Samuel Nunes da-
dc.date.accessioned2024-09-12T17:44:52Z-
dc.date.available2023-09-12-
dc.date.available2024-09-12T17:44:52Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.identifier.citationSILVA, Samuel Nunes da. Educação escolar indígena em Alagoas e o ensino de geografia. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14287-
dc.description.abstractHistorically, education aimed at "Indians" took on a colonizing character, relegating these individuals to disappearance. It was only after the Federal Constitution of 1988 that Indigenous School Education was guaranteed for this public. In Alagoas, approximately 3 thousand students are enrolled in the State's indigenous schools, highlighting the importance of addressing this topic in this Course Completion Work (TCC). The main objective of this research is to discuss the reality of Indigenous School Education in the State of Alagoas, especially in the context of Geography teaching. To achieve this purpose, the methodological itinerary adopted began with bibliographical and documentary research, evolving into the application of a questionnaire with a Geography teacher from indigenous schools in the state. The results obtained revealed several challenges faced by these educators, including the devaluation of the teaching profession, the lack of adapted teaching materials and discouragement on the part of students. Furthermore, obstacles were highlighted in the construction of an adapted curriculum, which aims to preserve and rescue the identities of each indigenous people in the State.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subjectEscolas Indígenaspt_BR
dc.subjectSchoolingpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectIntercultural educationpt_BR
dc.subjectIndigenous Schoolspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleEducação escolar indígena em Alagoas e o ensino de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoHistoricamente, a educação destinada aos "índios" assumiu um caráter colonizador, relegando esses indivíduos ao desaparecimento. Somente a partir da Constituição Federal de 1988 é que a Educação Escolar Indígena (EEI) foi garantida para esse público. Em Alagoas, aproximadamente 3 mil alunos estão matriculados nas escolas indígenas do Estado, destacando a importância de abordar esse tema neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo principal desta pesquisa é discutir a realidade da EEI no Estado de Alagoas, especialmente no contexto do ensino de Geografia. Para atingir esse propósito, o itinerário metodológico adotado iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica e documental, evoluindo para a aplicação de um questionário junto a um professor de Geografia de escolas indígenas do estadual. Os resultados obtidos revelaram diversos desafios enfrentados por esses educadores, incluindo a desvalorização da profissão docente, a carência de materiais didáticos adaptados e o desânimo por parte dos alunos. Além disso, destacaram-se os obstáculos na construção de um currículo adaptado, que visa preservar e resgatar as identidades de cada povo indígena do Estado.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação escolar indígena em Alagoas e o ensino de geografia.pdf527.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.