Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14179
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de matemática para deficientes visuais no Brasil em instituições de ensino superior |
Título(s) alternativo(s): | Teaching mathematics to the visually impaired in Brazil in higher education institutions |
Autor(es): | Mota, Maria Janaina Silva |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Isnaldo Isaac |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Vanessa Lucia da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Juliana Roberta Theodora de |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de promover uma reflexão sobre o ensino de matemática para deficientes visuais no ensino superior, também analisar como os futuros docentes estão sendo preparados para lidar com o ensino de matemática para alunos portadores de deficiências visuais e que métodos ou estratégias podem ser abordados. A busca por recursos didáticos adequados para possibilitar o desenvolvimento dos alunos com deficiências visuais. E como estão sendo amparados perante a Constituição Brasileira. Com os avanços tecnológicos a educação de deficientes visuais também tem avançado e o professor precisa buscar novas metodologias para aprimorar sua aula, novos métodos de ensinar a matemática de maneira compreensível. |
Abstract: | This paper aims to promote a reflection on the teaching of mathematics to visually impaired students in higher education, also to analyze how future teachers are being prepared to deal with the teaching of mathematics to visually impaired students and what methods or strategies can be addressed. The search for appropriate teaching resources to enable the development of students with visual impairments. And how they are being protected by the Brazilian Constitution. With technological advances, the education of visually impaired students has also advanced and the teacher needs to look for new methodologies to improve his class, new methods to teach mathematics in an understandable way. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Deficiência visual - Brasil Ensino superior Educação inclusiva Mathematics - Study and teaching Visual impairment - Brazil Higher education Inclusive education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | MOTA, Maria Janaina Silva. Ensino de matemática para deficientes visuais no Brasil em instituições de ensino superior. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió. 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14179 |
Data do documento: | 15-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino de matemática para deficientes visuais no Brasil em instituições de ensino superior.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.