00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Vanessa Lucia da-
dc.contributor.referee2Lima, Juliana Roberta Theodora de-
dc.creatorMota, Maria Janaina Silva-
dc.date.accessioned2024-09-05T12:36:37Z-
dc.date.available2024-09-05-
dc.date.available2024-09-05T12:36:37Z-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.identifier.citationMOTA, Maria Janaina Silva. Ensino de matemática para deficientes visuais no Brasil em instituições de ensino superior. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14179-
dc.description.abstractThis paper aims to promote a reflection on the teaching of mathematics to visually impaired students in higher education, also to analyze how future teachers are being prepared to deal with the teaching of mathematics to visually impaired students and what methods or strategies can be addressed. The search for appropriate teaching resources to enable the development of students with visual impairments. And how they are being protected by the Brazilian Constitution. With technological advances, the education of visually impaired students has also advanced and the teacher needs to look for new methodologies to improve his class, new methods to teach mathematics in an understandable way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDeficiência visual - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectVisual impairment - Brazilpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEnsino de matemática para deficientes visuais no Brasil em instituições de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeTeaching mathematics to the visually impaired in Brazil in higher education institutionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de promover uma reflexão sobre o ensino de matemática para deficientes visuais no ensino superior, também analisar como os futuros docentes estão sendo preparados para lidar com o ensino de matemática para alunos portadores de deficiências visuais e que métodos ou estratégias podem ser abordados. A busca por recursos didáticos adequados para possibilitar o desenvolvimento dos alunos com deficiências visuais. E como estão sendo amparados perante a Constituição Brasileira. Com os avanços tecnológicos a educação de deficientes visuais também tem avançado e o professor precisa buscar novas metodologias para aprimorar sua aula, novos métodos de ensinar a matemática de maneira compreensível.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de matemática para deficientes visuais no Brasil em instituições de ensino superior.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.