00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14161
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Números racionais na educação básica
Autor(es): Silva, Luis Paulo Cirilo da
Primeiro Orientador: Santos, Diogo Carlos dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elaine Cristine de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Isnaldo Isaac
Resumo: O presente estudo enfatiza a aprendizagem dos números racionais da educação básica, tratando de questões relacionadas às dificuldades enfrentadas pelos alunos no Ensino Fundamental no que se refere ao estudo dos números racionais, principalmente em sua forma fracionária, apontando as ações pedagógicas adotadas para a solução dos problemas identificados. O objetivo é identificar as problemáticas referentes ao processo de ensino-aprendizagem dos números racionais na educação básica, sabendo dos desafios enfrentados pelos professores, que ao longo do tempo não mudou muito, como salas de aulas lotadas, desinteresse dos alunos e dificuldades de recursos para a prática de ensino da matemática. O ensino dos números racionais é uma ferramenta muito importante para os alunos, e compreender e desenvolve-lo é muito importante.
Abstract: The present study emphasizes the learning of rational numbers in basic education, dealing with issues related to the difficulties faced by students in Elementary School with regard to the study of rational numbers, mainly in their fractional form, pointing out the pedagogical actions adopted to solve the problems. identified problems. The objective is to identify the problems related to the teaching-learning process of rational numbers in basic education, knowing the challenges faced by teachers, which over time have not changed much, such as crowded classrooms, students' lack of interest and difficulties with resources to the practice of teaching mathematics. Teaching rational numbers is a very important tool for students, and understanding and developing it is very important.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Números racionais
Dificuldade de aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Rational numbers
Learning disability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: SILVA, Luis Paulo. Números racionais na educação básica. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14161
Data do documento: 3-out-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NÚMEROS RACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.pdf229.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.