Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14161
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Números racionais na educação básica |
Autor(es): | Silva, Luis Paulo Cirilo da |
Primeiro Orientador: | Santos, Diogo Carlos dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elaine Cristine de Sousa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barbosa, Isnaldo Isaac |
Resumo: | O presente estudo enfatiza a aprendizagem dos números racionais da educação básica, tratando de questões relacionadas às dificuldades enfrentadas pelos alunos no Ensino Fundamental no que se refere ao estudo dos números racionais, principalmente em sua forma fracionária, apontando as ações pedagógicas adotadas para a solução dos problemas identificados. O objetivo é identificar as problemáticas referentes ao processo de ensino-aprendizagem dos números racionais na educação básica, sabendo dos desafios enfrentados pelos professores, que ao longo do tempo não mudou muito, como salas de aulas lotadas, desinteresse dos alunos e dificuldades de recursos para a prática de ensino da matemática. O ensino dos números racionais é uma ferramenta muito importante para os alunos, e compreender e desenvolve-lo é muito importante. |
Abstract: | The present study emphasizes the learning of rational numbers in basic education, dealing with issues related to the difficulties faced by students in Elementary School with regard to the study of rational numbers, mainly in their fractional form, pointing out the pedagogical actions adopted to solve the problems. identified problems. The objective is to identify the problems related to the teaching-learning process of rational numbers in basic education, knowing the challenges faced by teachers, which over time have not changed much, such as crowded classrooms, students' lack of interest and difficulties with resources to the practice of teaching mathematics. Teaching rational numbers is a very important tool for students, and understanding and developing it is very important. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Números racionais Dificuldade de aprendizagem Mathematics - Study and teaching Rational numbers Learning disability |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Luis Paulo. Números racionais na educação básica. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14161 |
Data do documento: | 3-out-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NÚMEROS RACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.pdf | 229.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.