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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14148
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As mulheres docentes na Universidade Federal de Alagoas na perspectiva de gênero e raça |
Autor(es): | Silva, Alane Ananias da |
Primeiro Orientador: | Barretto, Elvira Simões |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Joelcio Jackson Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lins, Maria Alcina Terto |
Resumo: | O estudo versa sobre as docentes na Universidade Federal de Alagoas na perspectiva de gênero e raça, apresentando um rastreamento histórico que demonstra os interesses sócio-econômicos e políticos que relegaram a mulher ao trabalho reprodutivo, evidenciando como, nas relações sociais, as dinâmicas entre os gêneros são postas como relações de poder. Elucida-se como o trabalho doméstico é fundamental na reprodução da força de trabalho e na manutenção da sociabilidade capitalista. Nessa relação desigual, o machismo, o patriarcado e o racismo são mecanismos apropriados pelo capitalismo para formular e realizar a manutenção das relações desiguais entre os indivíduos. Nessa direção, a divisão do trabalho reforça os estereótipos de gênero que sustentam a feminização de profissões. Por outro lado, as profissões consideradas femininas sofrem com a desvalorização social, acarretando no não reconhecimento do trabalho reprodutivo para a produção de mais-valia. Explorando a situação da mulher no âmbito do trabalho, constata-se que a mulher negra nunca superou o seu lugar de subalternidade desde o período escravocrata brasileiro, que operou na estruturação de um lugar marginalizado à população negra, destinando às mulheres negras a condição de maioria nos piores índices de escolaridade e de trabalho. Esses resultados parciais foram alcançados por meio de pesquisas bibliográfica e documental de cunho exploratório e descritivo, na perspectiva do materialismo histórico dialético, o qual permite compreender as múltiplas determinações que incidem sob a questão da pesquisa. Os resultados finais foram obtidos por meio do marco teórico desenhado em diálogo com os dados fornecidos pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Alagoas, quais sejam: os cursos de maior prestígio social são ocupados majoritariamente por homens, enquanto os cursos que refletem características do trabalho doméstico, como cuidado e reprodução dos indivíduos é, em sua maioria, ocupado por mulheres. Por outro lado, é apontado o racismo institucional dentro da universidade, por meio da omissão de dados referentes à categoria raça dos/as docentes. |
Abstract: | The study is about the teachers at the Federal University of Alagoas in a gender and race perspective, presenting an historical tracking that shows the social, economic and political interests which relegated women to reproductive work, demonstrating how, in social relations, the dynamics between gender are posted as power relations. It is shown how domestic work is fundamental in the reproduction of the working force and in the maintenance of capitalist sociability. In this unequal relation, the male chauvinism, the patriarchy and the racism are mechanisms appropriated by capitalism in order to formulate and accomplish the maintenance of unequal relations between individuals. In this direction, the work division reinforces the gender stereotypes that sustain the profession's feminization. On the other hand, professions considered as feminine suffer with social devaluation, resulting in the non-recognition of reproductive work to produce added value. Exploring the situation of women in the scope of work, it turns out that black women never overcame their subalternity place since the brazilian slavery period, which operated structuring a marginalized place to black people, assigning to black women the majority condition in the worst indexes of education and work. These partial results were reached through bibliographic and documentary research of an exploratory and descriptive nature, in the perspective of historical dialectical materialism, which allows the comprehension of multiple determinations that reflects on the matter of the research. The final results were obtained through the theoretical framework designed in a dialogue with data provided by the Technology Information Center of Federal University of Alagoas, which were: most socially prestigious courses are mostly occupied by man, while courses that reflect the characteristics of domestic work, such as care and reproduction of individuals it is, in its majority, occupied by women. On the other hand, it is pointed out the institutional racism inside the university, through the omission of data regarding the race category of teachers. |
Palavras-chave: | Mulheres docentes – Universidade Federal de Alagoas Gênero e raça Racismo institucional Docência Gender Race Woman Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Serviço Social - Bacharelado |
Citação: | SILVA, Alane Ananias da. As mulheres docentes na Universidade Federal de Alagoas na perspectiva de gênero e raça. 2024. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14148 |
Data do documento: | 18-dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO |
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