00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14068
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições do ensino de libras na formação inicial do pedagogo
Título(s) alternativo(s): Contributions of teaching libras in the initial training of pedagogue
Autor(es): Silva, Larissa Lopes Caldas da
Primeiro Orientador: Santos, Nágib José Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Elisangela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Jânio Nunes dos
Resumo: Desde que ingressei no curso de Pedagogia, tenho me preocupado com a carência de profissionais capacitados para atuar na Educação Especial. Com o intuito de me especializar cada vez mais nessa área, participei de cursos de extensão na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e de eventos acadêmicos e sociais que discutem o tema. A partir da minha experiência como intérprete de um colega surdo em meu local de trabalho há mais de dez anos. A inclusão de pessoas surdas na sociedade, em todos os aspectos, é essencial para promover a igualdade e a acessibilidade. E este artigo tem como objetivo geral analisar documentalmente as contribuições do Ensino de Libras para a formação do Pedagogo. Foram elencados como objetivos específicos: descrever os aspectos históricos da Libras no Brasil; identificar a importância do ensino de Libras para a inclusão; e discutir a disciplina de Libras no contexto da formação do pedagogo. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo fundamentado em (Bogdan; Biklen, 1994), com a abordagem metodológica pesquisa bibliográfica. Como aporte teórico utilizou-se estudos acerca da educação de alunos surdos, Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Pedagogia como fator de aprendizagem e o ensino de Libras na formação do pedagogo. Os resultados abordados nos anexos deste artigo demonstram que a carga horária da disciplina de Libras é insuficiente e não dá conta de uma formação integral para atuar com os alunos surdos no ensino regular. Por outro lado, contribuições no sentido de despertar novos olhares sobre a cultura surda, oportunizando debates e configurando-se como um espaço para a ruptura de preconceitos.
Abstract: Since I started the Pedagogy course, I have been concerned about the lack of qualified professionals to work in Special Education. In order to increasingly specialize in this area, I participated in extension courses at the Federal University of Alagoas (UFAL) and in academic and social events that discuss the topic. Based on my experience interpreting for a deaf colleague at my workplace over ten years ago. The inclusion of deaf people in society, in all aspects, is essential to promote equality and accessibility. And this article has the general objective of documenting the contributions of Teaching Libras to the training of Pedagogues. The following specific objectives were listed: describing the historical aspects of Libras in Brazil; identify the importance of teaching Libras for inclusion; and discuss the subject of Libras in the context of pedagogue training. Methodologically, this is a qualitative study based on (Bogdan; Biklen, 1994), with a bibliographical research methodological approach. As a theoretical contribution, studies on the education of deaf students, Brazilian Sign Language (Libras), Pedagogy as a learning factor and the teaching of Libras in the training of pedagogues were used. The results discussed in the annexes of this article demonstrate that the course load for the Libras discipline is insufficient and does not provide comprehensive training to work with deaf students in regular education. On the other hand, contributions towards awakening new perspectives on deaf culture, providing opportunities for debates and configuring itself as a space for breaking down prejudices.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação especial
Pessoas surdas
Ensino de libras
Formação do pedagogo
Pedagogy
Special education
Deaf people
Teaching libras
Pedagogue training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Larissa Lopes Caldas da. Contribuições do ensino de libras na formação inicial do pedagogo. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14068
Data do documento: 11-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuições do ensino de libras na formação inicial do pedagogo.pdf714.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.