Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14021
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A matemática aplicada ao empreendedorismo tecnológico na ciência e Educação: uma abordagem da robótica para a educação |
Autor(es): | Santos, Janaine Ferreira dos |
Primeiro Orientador: | Lima, Juliana Roberta Theodoro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Alan Anderson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barbosa, Isnaldo Isaac |
Resumo: | O presente trabalho consiste em apresentar o desdobramento da pesquisa envolvendo recursos computacionais. O ponto de partida é a pesquisa, desenvolvimento, planejamento e implementação de métodos e procedimentos de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos e sua relação com a robótica educacional. O objetivo central foi mostrar o uso das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de matemática, em particular na matemática aplicada, a robótica para educação e como a matemática teórica é protagonista no desenvolvimento dessas tecnologias. A programação nas escolas na educação básica visa o desenvolvimento do pensamento computacional, letramento digital e a cultura digital. Essa abordagem torna-se bastante relevante neste momento de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visto que o conceito desse tipo de raciocínio consta como indicativo necessário na área da Matemática. Esse trabalho foi feito como uma pesquisa de cunho qualitativo produzido pelo Projeto Mulheres nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação, vinculado ao Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM-UFAL). Os resultados ressaltam a importância e motivações para esse tipo de trabalho, visando a possibilidades de ações relativas a experiências científicas e educacionais. Durante o desenvolvimento do projeto foi ofertado durante a pandemia do COVID-19 e a volta do curso de formação de professores presencial, dialogando com o conceito de pensamento computacional, programação plugada e desplugada até a elaboração e construção do carro robô apelidada de "Larissinha". Por fim, mostramos que com a "larissinha"foi possível ter contato com experiências conceituais de empreendedorismo com a inovação de um drone como upgrade do robô, para uma competição de startups em 2022. Esse trabalho é ainda resultado de um acompanhamento nos 5 anos de existência do Projeto Mulheres nas Ciências Exatas, Engenharia e computação do IM-UFAL que será transformado em um livro de atividades, formação de professores e pesquisa na área de ciência e tecnologia. Os próximos passos a serem desenvolvidos futuramente, consistem em mesclar robótica e inteligência artificial. |
Abstract: | The present work consists in presenting the development of research involving computational esources. The starting point is the research, development, planning and implementation of methods and procedures for teaching and learning mathematical concepts and their relationship with educational robotics. The goal of this work is presenting the use informa tion and communication technologies in mathematics classes, in particular in mathematics applied to robotics for education and how theoretical mathematics is a protagonist in the development of these technologies. Programming in schools in basic education aims to develop computational thinking, digital literacy and digital culture. This approach becomes very relevant at this time of implementation of the National Common Curricular Base (BNCC), since the concept of this type of approach is a relevant indicator in the Mathematic field. This work was carried out as one of the qualitative research studies produced by the Women in Exact Sciences, Engineering and Computing Project, from Mathematics Institute of the Federal University of Alagoas (IM-UFAL). The results high light the importance and motivations for this type of work, aiming at possibilities for actions related to scientific and educational experiences. During the development of the project, it was offered during the COVID-19 pandemic and the return of the in-person training course, dialoguing with the concept of computational thinking, plugged and unplugged programming until the elaboration and construction of the robot car nicknamed "Larissinha". Finally, we show that with "larissinha"is possible to have contact with conceptual experiences of entrepreneurship with the innovation of a drone as an upgrade of the robot, for a startup competition in 2022. This work is also the result of monitoring over the 5 years existence of the Women in Exact Sciences, Engineering and Computing Project at IM-UFAL, which will be transformed into a book of activities, teacher training and research in the area of technology. |
Palavras-chave: | Robótica educacional Educação matemática Matemática discreta Programação (Computadores) Arduino (Controlador programavel) Educational Robotics Mathematics Education Discrete Mathematics Programming Arduino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Janaine Ferreira dos. A matemática aplicada ao empreendedorismo tecnológico na ciência e Educação: uma abordagem da robótica para a educação. 2024. 126f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14021 |
Data do documento: | 15-jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A matemática aplicada ao empreendedorismo tecnológico na ciência e Educação uma abordagem da robótica para a educação.pdf | 32.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.