00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Artigos publicados em periódicos - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13923
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uso do Compendium para mapear o conhecimento dos alunos das disciplinas fundamentais do curso de Biblioteconomia
Autor(es): Araújo, Nelma Camêlo de
Resumo: Os mapas visuais de conhecimento são uma ferramenta significativa para uso no aprendizado e tem como característica considerar os aspectos cognitivos de seus usuários, levando em conta a teoria da Psicologia Cognitiva. Esse trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo mapear os conhecimentos dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFAL que cursam disciplinas básicas, denominadas disciplinas do núcleo duro da área. Para tal, foi selecionada como amostra os dois monitores das disciplinas de Representação Descritiva I e II e a Temática I e II; a ferramenta utilizada foi o software Compendium. Para a construção do mapa de cada monitor foram dispostos temas das disciplinas, tais como indexação e resumo. Os resultados demonstram que os alunos, mesmo tendo cursado com êxito essas disciplinas, tiveram mapas diferentes, e que um sobressaiu mais que o outro. Mapear antecipadamente o conhecimento cognitivo dos alunos é essencial para usar uma metodologia mais adequada para o aprendizado, e o Compendium é uma ferramenta que deve ser aproveitada para mapear os conhecimentos dos alunos.
Abstract: The visual knowledge maps are an important tool to use in learning and are characterized by considering the cognitive aspects of their users, taking into account the theory of Cognitive Psychology. This work was developed with the objective of mapping student’s knowledge from librarianship of the UFAL; these students attend basic disciplines, named as hard core disciplines. For this, it was selected as sample two monitors of the disciplines Descriptive Representation I and II and the Theme I and II, the tool used was the Compendium software. In order to construct the map of each monitor was willing subjects of disciplines: indexing and abstracting. The results show that both students after having to study the same disciplines had elaborated different maps, and one was better than the other. Mapping in advance the students' cognitive knowledge is essential to use an appropriate methodology for learning, and the Compendium is a tool that should be usedto map out students' knowledge.
Palavras-chave: Cartografia cognitiva
Biblioteconomia
Compendium
Cognitive mapping
Librarianship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Citação: ARAÚJO, N. C. Uso do Compendium para mapear o conhecimento dos alunos das disciplinas fundamentais do curso de Biblioteconomia. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, Aracajú, v. 8, n. 8, p. 62-77, ago. 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13923
Data do documento: ago-2011
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso do Compendium para mapear o conhecimento dos alunos das disciplinas fundamentais do curso de Biblioteconomia.pdf807.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.