00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Artigos publicados em periódicos - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Nelma Camêlo de-
dc.date.accessioned2024-08-12T18:19:51Z-
dc.date.available2024-08-12-
dc.date.available2024-08-12T18:19:51Z-
dc.date.issued2011-08-
dc.identifier.citationARAÚJO, N. C. Uso do Compendium para mapear o conhecimento dos alunos das disciplinas fundamentais do curso de Biblioteconomia. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, Aracajú, v. 8, n. 8, p. 62-77, ago. 2011.pt_BR
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.citation.spage62pt_BR
dc.citation.epage77pt_BR
dc.identifier.issn2176-171Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13923-
dc.description.abstractThe visual knowledge maps are an important tool to use in learning and are characterized by considering the cognitive aspects of their users, taking into account the theory of Cognitive Psychology. This work was developed with the objective of mapping student’s knowledge from librarianship of the UFAL; these students attend basic disciplines, named as hard core disciplines. For this, it was selected as sample two monitors of the disciplines Descriptive Representation I and II and the Theme I and II, the tool used was the Compendium software. In order to construct the map of each monitor was willing subjects of disciplines: indexing and abstracting. The results show that both students after having to study the same disciplines had elaborated different maps, and one was better than the other. Mapping in advance the students' cognitive knowledge is essential to use an appropriate methodology for learning, and the Compendium is a tool that should be usedto map out students' knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.relation.ispartofRevista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografia cognitivapt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectCompendiumpt_BR
dc.subjectCognitive mappingpt_BR
dc.subjectLibrarianshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleUso do Compendium para mapear o conhecimento dos alunos das disciplinas fundamentais do curso de Biblioteconomiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoOs mapas visuais de conhecimento são uma ferramenta significativa para uso no aprendizado e tem como característica considerar os aspectos cognitivos de seus usuários, levando em conta a teoria da Psicologia Cognitiva. Esse trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo mapear os conhecimentos dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFAL que cursam disciplinas básicas, denominadas disciplinas do núcleo duro da área. Para tal, foi selecionada como amostra os dois monitores das disciplinas de Representação Descritiva I e II e a Temática I e II; a ferramenta utilizada foi o software Compendium. Para a construção do mapa de cada monitor foram dispostos temas das disciplinas, tais como indexação e resumo. Os resultados demonstram que os alunos, mesmo tendo cursado com êxito essas disciplinas, tiveram mapas diferentes, e que um sobressaiu mais que o outro. Mapear antecipadamente o conhecimento cognitivo dos alunos é essencial para usar uma metodologia mais adequada para o aprendizado, e o Compendium é uma ferramenta que deve ser aproveitada para mapear os conhecimentos dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso do Compendium para mapear o conhecimento dos alunos das disciplinas fundamentais do curso de Biblioteconomia.pdf807.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.