00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13917
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Faça-se a luz” O aparente desinteresse do público pelas produções cinematográficas: uma análise da mudança da moral
Autor(es): Pontes, Ana Clara Barbosa
Primeiro Orientador: Penna, Tiago
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Andréa Moreira Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ronaldo Bispo dos
Resumo: O cinema é a arte que transborda a perfeição e a capacidade criadora da espécie humana. Apesar disso, as produções cinematográficas na atualidade não parecem atrair mais o público. Uma observação dos filmes lançados mostra que as narrativas fílmicas se modificaram. O presente estudo busca analisar, por meio da análise de conteúdo e análise poética, principalmente, a mudança da moral/ética apresentada nas obras A Felicidade Não se Compra e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, e discutir se seriam essas mudanças a causa do desinteresse do público. Por meio de um panorama histórico, principalmente do cinema americano, o trabalho visa mostrar a capacidade de sedução da sétima arte para a melhor compreensão da importância da abertura de tal discussão.
Abstract: The cinema is the art that overflows the perfection and the creative ability of the human being. Despite that, the cinematographic productions nowadays don’t seem to attract the audience anymore. A brief observation can show that the recents released movies have changed. The present study pretends analysis, mainly through content analysis e poetic analysis, the moral/ethical change presented in the movies It’s a Wonderful Life and Everything, Everywhere, all at once, and argue if these changes are the cause of the loss of public interest. Through a historical overview, mainly from American cinema, the study wants to show the seventh art seduction capacity to a better understanding of the importance of opening such a discussion.
Palavras-chave: Cinema
Produção cinematográfica – Desinteresse
Análise fílmica
Narrativa – Mudanças
Moral
Ethical
Changes in the narrative
Loss of public interest
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Jornalismo - Bacharelado
Citação: PONTES, Ana Clara Barbosa.“Faça-se a luz” O aparente desinteresse do público pelas produções cinematográficas: uma análise da mudança da moral. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13917
Data do documento: 21-dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.