Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13908
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Unidades didáticas para o ensino-aprendizagem intercultural de português como língua estrangeira (PLE) |
Autor(es): | Silva, Alisson Inácio Conceição da |
Primeiro Orientador: | Santos, Cezar Alexandre Neri |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bastos, Ana Paula Solino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Eliane Vitorino de Moura |
Resumo: | Quando em um programa de intercâmbio internacional, vivenciamos a experiência de lecionar voluntariamente o português brasileiro para crianças colombianas. Compreendemos, então, que o contexto de ensino-aprendizagem de uma língua para aprendizes não nativos requer abordagens e técnicas específicas, propostas com maturidade e coerência. Assim, neste trabalho, contextualizamos aspectos didáticos do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) e propomos sequências didáticas que abarcam, tão quanto possível, uma abordagem intercultural, considerando elementos do Brasil. Para tanto, descrevemos elementos historiográficos da Língua Portuguesa, como sua formação e processo de lusitanização e de conjuntura da lusofonia. Em relação ao ensino, traçamos tendências pedagógicas e apresentamos habilidades e competências postuladas em provas de certificação de PLE no Brasil, o Celpe-Bras, de modo a propor, por certo espelhamento, três sequências didáticas, tomando gêneros textuais, pontos gramaticais e aspectos extralinguísticos que incorporem o método intercultural. O estudo baseia-se em estudos bibliográficos e busca, portanto, colaborar para o ensino-aprendizagem de português para não nativos. |
Abstract: | Cuando participamos en un programa de intercambio internacional, vivimos la experiencia de enseñar portugués brasileño de forma voluntaria a niños colombianos. Entendemos, entonces, que el contexto de enseñanza-aprendizaje de una lengua para aprendices no nativos requiere de enfoques y técnicas específicas, propuestas con madurez y coherencia. Así, en este trabajo, contextualizamos aspectos didácticos de la enseñanza y el aprendizaje del portugués como lengua extranjera (PLE) y proponemos secuencias didácticas que abarquen, en la medida de lo posible, un enfoque intercultural, considerando elementos de Brasil. Para ello, describimos elementos historiográficos de la lengua portuguesa, como su formación y proceso de lusitanización y el contexto de la lusofonía. En cuanto a la enseñanza, delineamos tendencias pedagógicas y presentamos habilidades y competencias postuladas en las pruebas de certificación PLE en Brasil, el Celpe-Bras, con el fin de proponer, por un cierto espejo, tres secuencias didácticas, tomando géneros textuales, puntos gramaticales y aspectos extralingüísticos que incorporan El método intercultural. El estudio se basa en estudios bibliográficos y busca, por lo tanto, colaborar con la enseñanza y el aprendizaje del portugués para hablantes no nativos. |
Palavras-chave: | Letras - Português Português como Língua Estrangeira - PLE Ensino e aprendizagem Unidades didáticas Língua Portuguesa Enseñanza-aprendizaje Unidades didácticas |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Alisson Inácio Conceição da. Unidades didáticas para o ensino-aprendizagem intercultural de português como língua estrangeira (PLE). 81 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13908 |
Data do documento: | 1-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Unidades didáticas para o ensino-aprendizagem intercultural de português como língua estrangeira (PLE).pdf | 2.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.