06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13908
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Unidades didáticas para o ensino-aprendizagem intercultural de português como língua estrangeira (PLE)
Autor(es): Silva, Alisson Inácio Conceição da
Primeiro Orientador: Santos, Cezar Alexandre Neri
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Eliane Vitorino de Moura
Resumo: Quando em um programa de intercâmbio internacional, vivenciamos a experiência de lecionar voluntariamente o português brasileiro para crianças colombianas. Compreendemos, então, que o contexto de ensino-aprendizagem de uma língua para aprendizes não nativos requer abordagens e técnicas específicas, propostas com maturidade e coerência. Assim, neste trabalho, contextualizamos aspectos didáticos do ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) e propomos sequências didáticas que abarcam, tão quanto possível, uma abordagem intercultural, considerando elementos do Brasil. Para tanto, descrevemos elementos historiográficos da Língua Portuguesa, como sua formação e processo de lusitanização e de conjuntura da lusofonia. Em relação ao ensino, traçamos tendências pedagógicas e apresentamos habilidades e competências postuladas em provas de certificação de PLE no Brasil, o Celpe-Bras, de modo a propor, por certo espelhamento, três sequências didáticas, tomando gêneros textuais, pontos gramaticais e aspectos extralinguísticos que incorporem o método intercultural. O estudo baseia-se em estudos bibliográficos e busca, portanto, colaborar para o ensino-aprendizagem de português para não nativos.
Abstract: Cuando participamos en un programa de intercambio internacional, vivimos la experiencia de enseñar portugués brasileño de forma voluntaria a niños colombianos. Entendemos, entonces, que el contexto de enseñanza-aprendizaje de una lengua para aprendices no nativos requiere de enfoques y técnicas específicas, propuestas con madurez y coherencia. Así, en este trabajo, contextualizamos aspectos didácticos de la enseñanza y el aprendizaje del portugués como lengua extranjera (PLE) y proponemos secuencias didácticas que abarquen, en la medida de lo posible, un enfoque intercultural, considerando elementos de Brasil. Para ello, describimos elementos historiográficos de la lengua portuguesa, como su formación y proceso de lusitanización y el contexto de la lusofonía. En cuanto a la enseñanza, delineamos tendencias pedagógicas y presentamos habilidades y competencias postuladas en las pruebas de certificación PLE en Brasil, el Celpe-Bras, con el fin de proponer, por un cierto espejo, tres secuencias didácticas, tomando géneros textuales, puntos gramaticales y aspectos extralingüísticos que incorporan El método intercultural. El estudio se basa en estudios bibliográficos y busca, por lo tanto, colaborar con la enseñanza y el aprendizaje del portugués para hablantes no nativos.
Palavras-chave: Letras - Português
Português como Língua Estrangeira - PLE
Ensino e aprendizagem
Unidades didáticas
Língua Portuguesa
Enseñanza-aprendizaje
Unidades didácticas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SILVA, Alisson Inácio Conceição da. Unidades didáticas para o ensino-aprendizagem intercultural de português como língua estrangeira (PLE). 81 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13908
Data do documento: 1-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Unidades didáticas para o ensino-aprendizagem intercultural de português como língua estrangeira (PLE).pdf2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.