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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13848
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Barreiras e desafios na implementação do pensamento computacional e da computação desplugada em ambientes de ensino público: uma revisão sistemática da literatura |
Título(s) alternativo(s): | Barriers and challenges in implementing computacional thinking and unplugged computing in public education environments: a systematic review of literature |
Autor(es): | Ferreira Filho, Milton dos Santos |
Primeiro Orientador: | Santos, Alexandre Paes dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Petrucio Antonio Medeiros |
metadata.dc.contributor.referee2: | Afonso, Ricardo Alexandre |
Resumo: | O presente trabalho monográfico propõe uma revisão sistemática da literatura para investigar as barreiras e desafios enfrentados por professores e alunos na implementação do Pensamento Computacional e da Computação Desplugada em ambientes escolares públicos no Brasil, estando relacionadas às palavras-chave: Pensamento Computacional e Computação Desplugada, contextualiza-se a importância dessas abordagens no atual cenário educacional. Destaca-se a relevância do Pensamento Computacional no desenvolvimento de habilidades cognitivas, raciocínio lógico e resolução de problemas, bem como a inclusão da Computação Desplugada como estratégia para tornar esses conceitos acessíveis a diferentes realidades, independentemente da infraestrutura tecnológica disponível. Ao oferecer insights sobre estratégias para superar tais desafios, este estudo visa contribuir para a melhoria da implementação das habilidades nas redes públicas de ensino básico e fundamental. Sugere-se a promoção de programas de capacitação continuada para professores, o desenvolvimento de materiais didáticos adequados, a criação de parcerias com instituições que possam fornecer suporte técnico e a promoção de abordagens flexíveis que permitam a adaptação desses conceitos às particularidades de cada ambiente educacional. Por meio desta RSL (revisão sistemática da literatura), busca-se consolidar conhecimentos existentes, oferecendo subsídios para aprimorar práticas pedagógicas meio à introdução das ciências da computação, visando preparar professores e alunos para os desafios e oportunidades do mundo digital, promovendo uma educação mais inclusiva e alinhada às demandas contemporâneas. |
Abstract: | This monographic work proposes a systematic review of the literature to investigate the barriers and challenges faced by teachers and students in the implementation of Computational Thinking and Unplugged Computing in public school environments in Brazil, being related to the keywords: Computational Thinking and Unplugged Computing, the importance of these approaches in the current educational scenario is contextualized. The relevance of Computational Thinking in the development of cognitive skills, logical reasoning and problem solving stands out, as well as the inclusion of Unplugged Computing as a strategy to make these concepts accessible to different realities, regardless of the available technological infrastructure. By offering insights into strategies to overcome such challenges, this study aims to contribute to improving the implementation of skills in public primary and secondary education networks. It is suggested that continuing training programs for teachers be promoted, the development of appropriate teaching materials, the creation of partnerships with institutions that can provide technical support and the promotion of flexible approaches that allow the adaptation of these concepts to the particularities of each educational environment. Through this RSL (systematic literature review), we seek to consolidate existing knowledge, offering subsidies to improve pedagogical practices through the introduction of computer sciences, aiming to prepare teachers and students for the challenges and opportunities of the digital world, promoting a more comprehensive education. inclusive and aligned with contemporary demands. |
Palavras-chave: | Pensamento computacional Computação desplugada Rede de ensino público Computational thinking Unplugged computing Public education network |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Sistema de Informação - Bacharelado |
Citação: | FERREIRA FILHO, Milton dos Santos. Barreiras e desafios na implementação do pensamento computacional e da computação desplugada em ambientes de ensino público: uma revisão sistemática da literatura. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13848 |
Data do documento: | 20-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC |
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Barreiras e desafios na implementação do pensamento computacional e da computação desplugada em ambientes de ensino público_uma revisão sistemática da literatura.pdf | 764.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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