00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Artigos publicados em periódicos - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13794
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Livro digital nas editoras universitárias
Título(s) alternativo(s): Digital book in university presses
Autor(es): Andrade, Roberia de Lourdes de Vasconcelos
Araújo, Wagner Junqueira de
Resumo: Na comunicação científica os livros desempenham um papel fundamental no processo de promoção e divulgação do conhecimento. Contudo o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitou mudanças na maneira de produzir o livro, ampliando assim o mercado editorial e permitindo ao leitor novas formas de leitura e interação.Assim, este artigo apresenta uma reflexão sobre estas mudanças, traz uma descrição teórica a partir de revisão bibliográfica, oferecendo um panorama do livro, do mercado editorial e das editoras universitárias desde suas origens até o seu contexto atual. Destaca a relevante contribuição das editoras universitárias que promovema cultura e a socialização do conhecimento. Considera-se que o mercado editorial do livro digital já está consolidado, porém argumenta-se que o segmento das editoras universitárias não alcançou todo seu potencial.Palavras-chave: Comunicação científica. Livro Digital. Editoras Universitárias.
Abstract: In scientific communication, books play a central role in the process of promoting and disseminating knowledge. Although the development of Information and Communication Technologies has made possible changes in the way of publishing books, expanding the editorial market and allowing the reader new ways of reading and interaction. Thus, this paper presents a reflection of these changes, offers a theoretical description based on literature review, and describes the book, the editorial market, and university publishing houses from their origins to their contemporary context. It highlights the relevant contribution of university publishing houses that promote culture and the socialization of RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., ISSN 1983-5213, Brasília, v. 14, n. 3, p. 945-967,set./dez. 2021. 946knowledge. It is considered that the digital book editorial market is already consolidated, but it is argued that the university publishing segment has not reached its full potential.
Palavras-chave: Comunicação Científica
Livro digital
Editoras universitárias
Scientific Communication
Digital book
University presses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Brasília
Sigla da Instituição: UNB
Citação: ANDRADE, R. L. V.; ARAÚJO, W. J. Livro digital nas editoras universitárias. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 3, p. 945-968, set./dez. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37531
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13794
Data do documento: set-2021
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro digital nas editoras universitárias.pdf445.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.