00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Artigos publicados em periódicos - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Roberia de Lourdes de Vasconcelos-
dc.creatorAraújo, Wagner Junqueira de-
dc.date.accessioned2024-07-31T17:03:35Z-
dc.date.available2024-07-31-
dc.date.available2024-07-31T17:03:35Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.citationANDRADE, R. L. V.; ARAÚJO, W. J. Livro digital nas editoras universitárias. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 3, p. 945-968, set./dez. 2021.pt_BR
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage945pt_BR
dc.citation.epage967pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37531pt_BR
dc.identifier.issn1983-5213pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13794-
dc.description.abstractIn scientific communication, books play a central role in the process of promoting and disseminating knowledge. Although the development of Information and Communication Technologies has made possible changes in the way of publishing books, expanding the editorial market and allowing the reader new ways of reading and interaction. Thus, this paper presents a reflection of these changes, offers a theoretical description based on literature review, and describes the book, the editorial market, and university publishing houses from their origins to their contemporary context. It highlights the relevant contribution of university publishing houses that promote culture and the socialization of RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., ISSN 1983-5213, Brasília, v. 14, n. 3, p. 945-967,set./dez. 2021. 946knowledge. It is considered that the digital book editorial market is already consolidated, but it is argued that the university publishing segment has not reached its full potential.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNBpt_BR
dc.relation.ispartofRICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação Científicapt_BR
dc.subjectLivro digitalpt_BR
dc.subjectEditoras universitáriaspt_BR
dc.subjectScientific Communicationpt_BR
dc.subjectDigital bookpt_BR
dc.subjectUniversity pressespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.titleLivro digital nas editoras universitáriaspt_BR
dc.title.alternativeDigital book in university pressespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoNa comunicação científica os livros desempenham um papel fundamental no processo de promoção e divulgação do conhecimento. Contudo o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitou mudanças na maneira de produzir o livro, ampliando assim o mercado editorial e permitindo ao leitor novas formas de leitura e interação.Assim, este artigo apresenta uma reflexão sobre estas mudanças, traz uma descrição teórica a partir de revisão bibliográfica, oferecendo um panorama do livro, do mercado editorial e das editoras universitárias desde suas origens até o seu contexto atual. Destaca a relevante contribuição das editoras universitárias que promovema cultura e a socialização do conhecimento. Considera-se que o mercado editorial do livro digital já está consolidado, porém argumenta-se que o segmento das editoras universitárias não alcançou todo seu potencial.Palavras-chave: Comunicação científica. Livro Digital. Editoras Universitárias.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro digital nas editoras universitárias.pdf445.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.