Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13747
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9971525425067763 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bastos, Ana Paula Solino | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Rodrigo | - |
dc.creator | Aguiar, José Messias da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-26T14:30:41Z | - |
dc.date.available | 2024-07-26 | - |
dc.date.available | 2024-07-26T14:30:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-13 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, José Messias da Silva. O uso excessivo das telas no desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso de Pedagogia UFAL / Sertão. 43 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13747 | - |
dc.description.abstract | This study that we propose, aims to discuss the excessive use of screens in the development of academic activities of the students of the Pedagogy Course at UFAL/Sertão. This debate arose from research conducted under the Research Initiation Program (PIBIC) during 2020/2021, held at the Federal University of Alagoas- Campus do Sertão, which sought to study technological dependence in the university educational context. Understanding the need to deepen the theme, the research aimed to analyze if the excessive use of screens in the development of academic activities, of the students of the Pedagogy course from the UFAL Campus do Sertão ended up causing any damage to the learning process of the students, during the academic periods in which the Emergency Remote Learning (ERE) was in force. The methodology used was a descriptive study, which sought to interview 50 students from the Pedagogy course from UFAL/Sertão, by means of an online form, in order to collect data about their participation in the remote academic periods. The literature review was supported by researchers who are references in the area of internet addiction studies, such as: ABREU (2011), LEMOS (2015), YOUNG (2011), FORTIM and ARAÚJO (2013), among others. As final results it was possible to conclude that the excessive use of screens by the students participating in the research caused a portion of damage to their academic training, since among the interviewees 38% said that academic performance worsened because of Remote Learning, while 12% said that academic performance improved. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC | pt_BR |
dc.subject | TDIC | pt_BR |
dc.subject | Uso excessivo das telas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Remote Learning | pt_BR |
dc.subject | Excessive use of screens | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | O uso excessivo das telas no desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso de Pedagogia UFAL / Sertão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo, que ora propomos, objetiva a discussão acerca do uso excessivo das telas no desenvolvimento das atividades acadêmicas dos discentes do Curso de Pedagogia da Ufal/Sertão. O debate em questão surgiu a partir da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação à Pesquisa (PIBIC), ciclo 2020/2021, realizado na Universidade Federal de Alagoas- Campus do Sertão, o qual buscou estudar a dependência tecnológica no contexto educacional universitário. Entendendo a necessidade do aprofundamento da temática, a pesquisa dispõe-se a analisar se o uso excessivo das telas no desenvolvimento das atividades acadêmicas, dos/as alunos/as do curso de Pedagogia da Ufal Campus do Sertão, acabou ocasionando algum prejuízo ao processo de aprendizagem dos discentes, durante os períodos acadêmicos no qual esteve em vigência o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia empregada foi o estudo descritivo, que buscou entrevistar 50 discentes do curso de pedagogia da Ufal/sertão, por meio de formulário online, com o intuito de levantar dados sobre a participação deles nos períodos acadêmicos remotos. A revisão bibliográfica se amparou em pesquisadores referência na área dos estudos da dependência de internet como: ABREU(2011), LEMOS (2015), YOUNG (2011), FORTIM e ARAÚJO (2013), entre outros. Como resultados finais, foi possível concluir que o uso excessivo das telas, por parte dos discentes participantes da pesquisa, causou uma parcela de prejuízos à sua formação acadêmica, uma vez que 38% dos entrevistados afirmaram que o rendimento acadêmico piorou em virtude do Ensino Remoto, enquanto 12% disseram que o rendimento acadêmico melhorou. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O uso excessivo das telas no desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso de Pedagogia UFAL Sertão.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.