Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13726
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A musicalização no processo de aprendizagem de Geografia para os alunos dos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, José Fábio |
Primeiro Orientador: | Pinto, Kinsey Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Adriana Valença de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Genisson Panta da |
Resumo: | Este estudo pretende discutir a musicalização no processo de aprendizagem da Geografia para alunos dos últimos anos do ensino fundamental, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e envolvente para os alunos. Trata-se, portanto, de um trabalho bibliográfico, baseado na pesquisa dos seguintes autores: Fuini (2013), Muniz (2012); Veloso (2020); Castro (2009), Correa (1998). Correia (2009) que dialogam com a temática. A música existe em muitos contextos, ou melhor, faz parte direta ou indiretamente da História da humanidade, mas em todos os momentos ela tem seu significado e sua essência. Dessa forma, a música é um recurso que pode transformar o ambiente de sala de aula no aspecto mais envolvente para os alunos. Portanto, incorporar oportunidades para potencializar o aprendizado do aluno no ensino de Geografia contribui para o desenvolvimento do processo de ensino. Desta maneira, os estudos apontaram que, a prática significativa contribuirá para a aprendizagem, atenção e motivação dos alunos. Porque é necessário que os alunos transmitam sensação de segurança e progresso na aprendizagem durante o processo de ensino. Ao fazer isso, os alunos continuarão a avançar. |
Abstract: | This study aims to discuss musicalization in the Geography learning process for students in the last years of elementary school, making the learning process more meaningful and engaging for students. It is, therefore, a bibliographic work, based on the research of the following authors: Fuini (2013), Muniz (2012); Veloso (2020); Castro (2009), Correa (1998). Correia (2009) that dialogue with the theme. Music exists in many contexts, or rather, it is directly or indirectly part of human history, but at all times it has its meaning and essence. In this way, music is a resource that can transform the classroom environment into the most engaging aspect for students. Therefore, incorporating opportunities to enhance student learning in Geography teaching contributes to the development of the teaching process. In this way, the studies indicated that the significant practice will contribute to the students' learning, attention and motivation. Because it is necessary for students to convey a sense of security and progress in learning during the teaching process. By doing this, students will continue to advance. |
Palavras-chave: | Música e geografia Geografia (Ensino fundamental) Geografia - Estudo e ensino Music and geography Geography (Elementary School) Geography - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia Ensino a Distância - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, José Fábio. A musicalização no processo de aprendizagem de Geografia para os alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13726 |
Data do documento: | 19-ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A musicalização no processo de aprendizagem de Geografia para os alunos dos anos finais do ensino fundamental.pdf | 236.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.