00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13726
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Adriana Valença de-
dc.contributor.referee2Silva, Genisson Panta da-
dc.creatorSantos, José Fábio-
dc.date.accessioned2024-07-25T18:17:02Z-
dc.date.available2024-07-23-
dc.date.available2024-07-25T18:17:02Z-
dc.date.issued2023-08-19-
dc.identifier.citationSANTOS, José Fábio. A musicalização no processo de aprendizagem de Geografia para os alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13726-
dc.description.abstractThis study aims to discuss musicalization in the Geography learning process for students in the last years of elementary school, making the learning process more meaningful and engaging for students. It is, therefore, a bibliographic work, based on the research of the following authors: Fuini (2013), Muniz (2012); Veloso (2020); Castro (2009), Correa (1998). Correia (2009) that dialogue with the theme. Music exists in many contexts, or rather, it is directly or indirectly part of human history, but at all times it has its meaning and essence. In this way, music is a resource that can transform the classroom environment into the most engaging aspect for students. Therefore, incorporating opportunities to enhance student learning in Geography teaching contributes to the development of the teaching process. In this way, the studies indicated that the significant practice will contribute to the students' learning, attention and motivation. Because it is necessary for students to convey a sense of security and progress in learning during the teaching process. By doing this, students will continue to advance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica e geografiapt_BR
dc.subjectGeografia (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMusic and geographypt_BR
dc.subjectGeography (Elementary School)pt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA musicalização no processo de aprendizagem de Geografia para os alunos dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo pretende discutir a musicalização no processo de aprendizagem da Geografia para alunos dos últimos anos do ensino fundamental, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e envolvente para os alunos. Trata-se, portanto, de um trabalho bibliográfico, baseado na pesquisa dos seguintes autores: Fuini (2013), Muniz (2012); Veloso (2020); Castro (2009), Correa (1998). Correia (2009) que dialogam com a temática. A música existe em muitos contextos, ou melhor, faz parte direta ou indiretamente da História da humanidade, mas em todos os momentos ela tem seu significado e sua essência. Dessa forma, a música é um recurso que pode transformar o ambiente de sala de aula no aspecto mais envolvente para os alunos. Portanto, incorporar oportunidades para potencializar o aprendizado do aluno no ensino de Geografia contribui para o desenvolvimento do processo de ensino. Desta maneira, os estudos apontaram que, a prática significativa contribuirá para a aprendizagem, atenção e motivação dos alunos. Porque é necessário que os alunos transmitam sensação de segurança e progresso na aprendizagem durante o processo de ensino. Ao fazer isso, os alunos continuarão a avançar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A musicalização no processo de aprendizagem de Geografia para os alunos dos anos finais do ensino fundamental.pdf236.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.