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    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13703| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Escrita em língua portuguesa da pessoa surda: um estudo bibliográfico | 
| Título(s) alternativo(s): | Writing in Portuguese by deaf people: a bibliographic study | 
| Autor(es): | Barros, Maysa Soraya Pereira de | 
| Primeiro Orientador: | Espírito Santo, Joseane dos Santos do | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Jair Barbosa da | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Calixto, Alessandra de Azevedo Costa | 
| Resumo: | Com base na concepção discursiva de língua (BAKHTIN, 2003), o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases. Surge então a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais. A criança surda precisa aprender as duas línguas para se alfabetizar. Primeiramente, precisa aprender sua língua natural, a língua de sinais, e aprender a Língua Portuguesa na modalidade escrita, para poder interagir e se incluir no mundo letrado (BRASIL,2005). Nas produções escritas por surdos, observa-se que os alunos surdos não demostram um bom conhecimento linguístico ao reproduzir a Língua Portuguesa, evidenciando muitas dificuldades. É importante obter um pouco conhecimento dessa língua, para que possa viver em uma sociedade que em maioria é ouvinte. Devido a perda auditiva e, algumas vezes também visual, os surdos têm pouco acesso ao mundo em que vivem, para isso é necessário que os alunos surdos leiam muito bem em Português. Neste trabalho, abordaremos as atuais pesquisas sobre a escrita da criança surda, analisando alguns problemas enfrentados pelos discentes e pelas escolas que os mesmos frequentam, e as práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na modalidade escrita. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando as atuais pesquisas sobre o tema e as implicações que elas produzem. Utilizou-se a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986), com leituras bibliográficas como procedimento para a coleta de dados. Desta forma, pretende-se com esse trabalho, abordar os estudos sobre as crianças surdas, visando melhorar a qualidade de vida delas, através de um conhecimento, ao menos básico, na leitura da Língua Portuguesa desde o ensino fundamental, podendo assim superar a exclusão que os surdos enfrentam ao interagir com pessoas ouvintes. | 
| Abstract: | Com base na concepção discursiva de língua (BAKHTIN, 2003), o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases. Surge então a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais. A criança surda precisa aprender as duas línguas para se alfabetizar. Primeiramente, precisa aprender sua língua natural, a língua de sinais, e aprender a Língua Portuguesa na modalidade escrita, para poder interagir e se incluir no mundo letrado (BRASIL,2005). Nas produções escritas por surdos, observa-se que os alunos surdos não demostram um bom conhecimento linguístico ao reproduzir a Língua Portuguesa, evidenciando muitas dificuldades. É importante obter um pouco conhecimento dessa língua, para que possa viver em uma sociedade que em maioria é ouvinte. Devido a perda auditiva e, algumas vezes também visual, os surdos têm pouco acesso ao mundo em que vivem, para isso é necessário que os alunos surdos leiam muito bem em Português. Neste trabalho, abordaremos as atuais pesquisas sobre a escrita da criança surda, analisando alguns problemas enfrentados pelos discentes e pelas escolas que os mesmos frequentam, e as práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na modalidade escrita. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando as atuais pesquisas sobre o tema e as implicações que elas produzem. Utilizou-se a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986), com leituras bibliográficas como procedimento para a coleta de dados. Desta forma, pretende-se com esse trabalho, abordar os estudos sobre as crianças surdas, visando melhorar a qualidade de vida delas, através de um conhecimento, ao menos básico, na leitura da Língua Portuguesa desde o ensino fundamental, podendo assim superar a exclusão que os surdos enfrentam ao interagir com pessoas ouvintes. | 
| Palavras-chave: | Linguagem escrita - Surdos Alfabetização- Surdos Língua portuguesa para surdos Written language - Deaf Literacy- Deaf Portuguese language for deaf | 
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Libras) - Licenciatura | 
| Citação: | BARROS, Maysa Soraya Pereira de. Escrita em língua portuguesa da pessoa surda: um estudo bibliográfico. 2023. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13703 | 
| Data do documento: | 4-ago-2023 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE | 
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Escrita em língua portuguesa da pessoa surda um estudo bibliográfico.pdf | 305.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
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