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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13703
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Espírito Santo, Joseane dos Santos do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4965288795872880 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Jair Barbosa da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8654129558132481 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Calixto, Alessandra de Azevedo Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4143601329134524 | pt_BR |
dc.creator | Barros, Maysa Soraya Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T20:51:46Z | - |
dc.date.available | 2024-07-23 | - |
dc.date.available | 2024-07-24T20:51:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-04 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Maysa Soraya Pereira de. Escrita em língua portuguesa da pessoa surda: um estudo bibliográfico. 2023. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13703 | - |
dc.description.abstract | Com base na concepção discursiva de língua (BAKHTIN, 2003), o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases. Surge então a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais. A criança surda precisa aprender as duas línguas para se alfabetizar. Primeiramente, precisa aprender sua língua natural, a língua de sinais, e aprender a Língua Portuguesa na modalidade escrita, para poder interagir e se incluir no mundo letrado (BRASIL,2005). Nas produções escritas por surdos, observa-se que os alunos surdos não demostram um bom conhecimento linguístico ao reproduzir a Língua Portuguesa, evidenciando muitas dificuldades. É importante obter um pouco conhecimento dessa língua, para que possa viver em uma sociedade que em maioria é ouvinte. Devido a perda auditiva e, algumas vezes também visual, os surdos têm pouco acesso ao mundo em que vivem, para isso é necessário que os alunos surdos leiam muito bem em Português. Neste trabalho, abordaremos as atuais pesquisas sobre a escrita da criança surda, analisando alguns problemas enfrentados pelos discentes e pelas escolas que os mesmos frequentam, e as práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na modalidade escrita. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando as atuais pesquisas sobre o tema e as implicações que elas produzem. Utilizou-se a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986), com leituras bibliográficas como procedimento para a coleta de dados. Desta forma, pretende-se com esse trabalho, abordar os estudos sobre as crianças surdas, visando melhorar a qualidade de vida delas, através de um conhecimento, ao menos básico, na leitura da Língua Portuguesa desde o ensino fundamental, podendo assim superar a exclusão que os surdos enfrentam ao interagir com pessoas ouvintes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Libras) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem escrita - Surdos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização- Surdos | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa para surdos | pt_BR |
dc.subject | Written language - Deaf | pt_BR |
dc.subject | Literacy- Deaf | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language for deaf | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Escrita em língua portuguesa da pessoa surda: um estudo bibliográfico | pt_BR |
dc.title.alternative | Writing in Portuguese by deaf people: a bibliographic study | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Com base na concepção discursiva de língua (BAKHTIN, 2003), o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases. Surge então a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais. A criança surda precisa aprender as duas línguas para se alfabetizar. Primeiramente, precisa aprender sua língua natural, a língua de sinais, e aprender a Língua Portuguesa na modalidade escrita, para poder interagir e se incluir no mundo letrado (BRASIL,2005). Nas produções escritas por surdos, observa-se que os alunos surdos não demostram um bom conhecimento linguístico ao reproduzir a Língua Portuguesa, evidenciando muitas dificuldades. É importante obter um pouco conhecimento dessa língua, para que possa viver em uma sociedade que em maioria é ouvinte. Devido a perda auditiva e, algumas vezes também visual, os surdos têm pouco acesso ao mundo em que vivem, para isso é necessário que os alunos surdos leiam muito bem em Português. Neste trabalho, abordaremos as atuais pesquisas sobre a escrita da criança surda, analisando alguns problemas enfrentados pelos discentes e pelas escolas que os mesmos frequentam, e as práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na modalidade escrita. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando as atuais pesquisas sobre o tema e as implicações que elas produzem. Utilizou-se a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986), com leituras bibliográficas como procedimento para a coleta de dados. Desta forma, pretende-se com esse trabalho, abordar os estudos sobre as crianças surdas, visando melhorar a qualidade de vida delas, através de um conhecimento, ao menos básico, na leitura da Língua Portuguesa desde o ensino fundamental, podendo assim superar a exclusão que os surdos enfrentam ao interagir com pessoas ouvintes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Escrita em língua portuguesa da pessoa surda um estudo bibliográfico.pdf | 305.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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