00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Espírito Santo, Joseane dos Santos do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4965288795872880pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jair Barbosa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8654129558132481pt_BR
dc.contributor.referee2Calixto, Alessandra de Azevedo Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4143601329134524pt_BR
dc.creatorBarros, Maysa Soraya Pereira de-
dc.date.accessioned2024-07-24T20:51:46Z-
dc.date.available2024-07-23-
dc.date.available2024-07-24T20:51:46Z-
dc.date.issued2023-08-04-
dc.identifier.citationBARROS, Maysa Soraya Pereira de. Escrita em língua portuguesa da pessoa surda: um estudo bibliográfico. 2023. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13703-
dc.description.abstractCom base na concepção discursiva de língua (BAKHTIN, 2003), o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases. Surge então a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais. A criança surda precisa aprender as duas línguas para se alfabetizar. Primeiramente, precisa aprender sua língua natural, a língua de sinais, e aprender a Língua Portuguesa na modalidade escrita, para poder interagir e se incluir no mundo letrado (BRASIL,2005). Nas produções escritas por surdos, observa-se que os alunos surdos não demostram um bom conhecimento linguístico ao reproduzir a Língua Portuguesa, evidenciando muitas dificuldades. É importante obter um pouco conhecimento dessa língua, para que possa viver em uma sociedade que em maioria é ouvinte. Devido a perda auditiva e, algumas vezes também visual, os surdos têm pouco acesso ao mundo em que vivem, para isso é necessário que os alunos surdos leiam muito bem em Português. Neste trabalho, abordaremos as atuais pesquisas sobre a escrita da criança surda, analisando alguns problemas enfrentados pelos discentes e pelas escolas que os mesmos frequentam, e as práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na modalidade escrita. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando as atuais pesquisas sobre o tema e as implicações que elas produzem. Utilizou-se a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986), com leituras bibliográficas como procedimento para a coleta de dados. Desta forma, pretende-se com esse trabalho, abordar os estudos sobre as crianças surdas, visando melhorar a qualidade de vida delas, através de um conhecimento, ao menos básico, na leitura da Língua Portuguesa desde o ensino fundamental, podendo assim superar a exclusão que os surdos enfrentam ao interagir com pessoas ouvintes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Libras) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem escrita - Surdospt_BR
dc.subjectAlfabetização- Surdospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa para surdospt_BR
dc.subjectWritten language - Deafpt_BR
dc.subjectLiteracy- Deafpt_BR
dc.subjectPortuguese language for deafpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEscrita em língua portuguesa da pessoa surda: um estudo bibliográficopt_BR
dc.title.alternativeWriting in Portuguese by deaf people: a bibliographic studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom base na concepção discursiva de língua (BAKHTIN, 2003), o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases. Surge então a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais. A criança surda precisa aprender as duas línguas para se alfabetizar. Primeiramente, precisa aprender sua língua natural, a língua de sinais, e aprender a Língua Portuguesa na modalidade escrita, para poder interagir e se incluir no mundo letrado (BRASIL,2005). Nas produções escritas por surdos, observa-se que os alunos surdos não demostram um bom conhecimento linguístico ao reproduzir a Língua Portuguesa, evidenciando muitas dificuldades. É importante obter um pouco conhecimento dessa língua, para que possa viver em uma sociedade que em maioria é ouvinte. Devido a perda auditiva e, algumas vezes também visual, os surdos têm pouco acesso ao mundo em que vivem, para isso é necessário que os alunos surdos leiam muito bem em Português. Neste trabalho, abordaremos as atuais pesquisas sobre a escrita da criança surda, analisando alguns problemas enfrentados pelos discentes e pelas escolas que os mesmos frequentam, e as práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na modalidade escrita. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando as atuais pesquisas sobre o tema e as implicações que elas produzem. Utilizou-se a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986), com leituras bibliográficas como procedimento para a coleta de dados. Desta forma, pretende-se com esse trabalho, abordar os estudos sobre as crianças surdas, visando melhorar a qualidade de vida delas, através de um conhecimento, ao menos básico, na leitura da Língua Portuguesa desde o ensino fundamental, podendo assim superar a exclusão que os surdos enfrentam ao interagir com pessoas ouvintes.pt_BR
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