Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13672
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A inclusão de surdos no ensino fundamental |
Autor(es): | Duarte, Givaldo Gomes |
Primeiro Orientador: | Pavezi, Marilza |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Matias , Thiago Trindade |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Fábia Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Matias, Thiago Trindade |
Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica trata de um dos temas mais discutidos no âmbito educacional: a inclusão escolar de crianças surdas tem como objetivo refletir sobre a relevância de parcerias para o melhor aprendizado dessas através da família, escola e sociedade como coparticipante do processo inclusivo. O estudo foi realizado a partir de uma ampla pesquisa bibliográfica. Para a efetivação deste, recorreu-se a alguns teóricos: Carvalho, (1999), Mantoan (2003), Mader (1997), entre outros. Com base nas leituras e reflexões sobre o tema é possível afirmar que a inclusão efetiva de crianças surdas no âmbito educacional só ocorre nos discursos, pois na prática o que se vê são professores/escolas despreparadas, falta de acesso e desta forma acabam sendo excluídas, tendo seus direitos negados. Tornar a escola um espaço aberto e adequado ao ensino inclusivo de crianças surdas é um desafio, pois muitos obstáculos são encontrados para o atendimento das especificidades das crianças surdas do ensino regular. |
Abstract: | This bibliographic research deals with one of the most discussed topics in the educational field: the school inclusion of deaf children. It aims to reflect on the relevance of partnerships for better learning through the family, school and society as a co-participant in the inclusive process. The study was carried out from wide bibliographical research. For the realization of this, resorted to some theorists: Carvalho, (1999), Mantoan, (2003), Mader (1997), between others. Based on readings and reflections on the subject, it is possible to state that the effective inclusion of deaf children in the educational or social sphere only occurs in speeches, because in practice what is seen are unprepared teachers/schools, lack of access and thus end up being excluded, having their rights denied. Making the school an open and suitable space for inclusive teaching of deaf children is a challenge, as many obstacles are encountered in meeting the specificities of deaf children in regular education. |
Palavras-chave: | Educação especial Educação básica Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS LIBRAS Educação inclusiva Inclusão Aluno surdo Família Family School inclusion Deaf children |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | DUARTE, Givaldo Gomes. A inclusão de surdos no ensino fundamental. 39 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13672 |
Data do documento: | 10-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A inclusão de surdos no ensino fundamental.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.