00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A coerência expressiva dos artistas em suas performances: um estudo sobre o U2 e as controvérsias no seu ativismo social e político
Autor(es): Lima, Mariana Américo Vianna de
Primeiro Orientador: Pires, Victor de Almeida Nobre
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Laura Nayara
metadata.dc.contributor.referee2: Spinelli, Carlos Humberto de Albuquerque
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo contribuir para os estudos sobre a performance como uma forma de expressão comunicativa. Para alcançar esse fim, foi realizada uma análise da ação performática da banda U2, utilizando recursos que incluem shows, entrevistas, composições musicais e discursos. De acordo com estudiosos, como Simon Frith (1996) e Erving Goffman (2009), a performance é um processo comunicacional que abarca a presença física do artista, a reação e interação do público, bem como os elementos — dispositivos tecnológicos, audiovisuais, etc — que permeiam essa performance. Além disso, a intenção também era compreender o papel das Relações Públicas na construção imagética e na coerência expressiva de artistas do mercado fonográfico, buscando entender as influências dos públicos, suas percepções e expectativas no processo performático através do engajamento político e social controverso do U2. Foi ainda explorado o surgimento do fã, suas possíveis entradas ao consumo dos gêneros musicais, em especial no rock através de seu ethos “transgressor”, e a performance de gosto.
Abstract: The present study aimed to contribute to the studies on performance as a form of communicative expression. To achieve this goal, an analysis of the performative action of the band U2 was conducted, utilizing resources including concerts, interviews, musical compositions, and speeches. According to scholars such as Simon Frith (1996) and Erving Goffman (2009), performance is a communicational process that encompasses the artist's physical presence, the reaction and interaction of the audience, as well as elements — technological and audiovisuals devices, etc. — that permeate this performance. Additionally, the intention was to comprehend the role of Public Relations in the imagetic construction and expressive coherence of artists in the music market, seeking to understand the influences of audiences, their perceptions, and expectations in the performative process through the controversial political and social engagement of U2. The emergence of the fan, their potential access to the consumption of music genres, particularly in rock through its "transgressive" ethos, and the performance of taste were also explored.
Palavras-chave: Performance (Arte)
Expressão comunicativa
U2 (Conjunto musical)
Relações públicas
Construção imagética
Performance de gosto
Performance (Art)
Communicative expression
U2 (Set musical)
Public relations
Image construction
Performance of taste
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: LIMA, Mariana Américo Vianna de. A coerência expressiva dos artistas em suas performances: um estudo sobre o U2 e as controvérsias no seu ativismo social e político. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13659
Data do documento: 6-dez-2023
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