00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pires, Victor de Almeida Nobre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8956553256560362pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Laura Nayara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1708501733558544pt_BR
dc.contributor.referee2Spinelli, Carlos Humberto de Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8688236985030673pt_BR
dc.creatorLima, Mariana Américo Vianna de-
dc.date.accessioned2024-07-22T18:42:05Z-
dc.date.available2024-07-22-
dc.date.available2024-07-22T18:42:05Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationLIMA, Mariana Américo Vianna de. A coerência expressiva dos artistas em suas performances: um estudo sobre o U2 e as controvérsias no seu ativismo social e político. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13659-
dc.description.abstractThe present study aimed to contribute to the studies on performance as a form of communicative expression. To achieve this goal, an analysis of the performative action of the band U2 was conducted, utilizing resources including concerts, interviews, musical compositions, and speeches. According to scholars such as Simon Frith (1996) and Erving Goffman (2009), performance is a communicational process that encompasses the artist's physical presence, the reaction and interaction of the audience, as well as elements — technological and audiovisuals devices, etc. — that permeate this performance. Additionally, the intention was to comprehend the role of Public Relations in the imagetic construction and expressive coherence of artists in the music market, seeking to understand the influences of audiences, their perceptions, and expectations in the performative process through the controversial political and social engagement of U2. The emergence of the fan, their potential access to the consumption of music genres, particularly in rock through its "transgressive" ethos, and the performance of taste were also explored.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Relações Públicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectExpressão comunicativapt_BR
dc.subjectU2 (Conjunto musical)pt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectConstrução imagéticapt_BR
dc.subjectPerformance de gostopt_BR
dc.subjectPerformance (Art)pt_BR
dc.subjectCommunicative expressionpt_BR
dc.subjectU2 (Set musical)pt_BR
dc.subjectPublic relationspt_BR
dc.subjectImage constructionpt_BR
dc.subjectPerformance of tastept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICASpt_BR
dc.titleA coerência expressiva dos artistas em suas performances: um estudo sobre o U2 e as controvérsias no seu ativismo social e políticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo contribuir para os estudos sobre a performance como uma forma de expressão comunicativa. Para alcançar esse fim, foi realizada uma análise da ação performática da banda U2, utilizando recursos que incluem shows, entrevistas, composições musicais e discursos. De acordo com estudiosos, como Simon Frith (1996) e Erving Goffman (2009), a performance é um processo comunicacional que abarca a presença física do artista, a reação e interação do público, bem como os elementos — dispositivos tecnológicos, audiovisuais, etc — que permeiam essa performance. Além disso, a intenção também era compreender o papel das Relações Públicas na construção imagética e na coerência expressiva de artistas do mercado fonográfico, buscando entender as influências dos públicos, suas percepções e expectativas no processo performático através do engajamento político e social controverso do U2. Foi ainda explorado o surgimento do fã, suas possíveis entradas ao consumo dos gêneros musicais, em especial no rock através de seu ethos “transgressor”, e a performance de gosto.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A coerência expressiva dos artistas em suas performances_um estudo sobre o U2 e as controvérsias no seu ativismo social e político.pdfA coerência expressiva dos artistas em suas performances: um estudo sobre o U2 e as controvérsias no seu ativismo social e político1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.