00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13627
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias integradas de design para uma franquia de sorveteria: da identidade visual ao projeto de interiores
Autor(es): Nascimento, Millena Soares do
Lourenço, Thamyres de Oliveira
Primeiro Orientador: Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio
metadata.dc.contributor.referee1: Loureiro, Juliana Coelho
metadata.dc.contributor.referee2: Lôbo, Mariana Lima Lopes
Resumo: O presente trabalho apresenta o projeto de design integrado para uma franquia de sorveteria, Orquídea Tropical. O projeto visa reforçar a sua identidade a partir da elaboração da identidade visual abrangendo as modificações, a aplicação e a padronização da marca no ambiente, embalagens, produtos e demais situações que envolvem o projeto de interiores de um quiosque e uma loja padrão. Por meio de uma abordagem estratégica e criativa, a pesquisa analisa o cenário atual da sorveteria, identifica sua estética, propõe soluções que aprimoram a sua comunicação visual e a experiência do cliente. Utilizando métodos de pesquisa qualitativa e análise de tendências, o projeto busca criar uma identidade única e atrativa, alinhada aos valores e conceitos da marca de sorvetes. As propostas incluem a criação do logotipo a partir de briefing, paleta de cores, tipografia e aplicação de elementos gráficos para diferentes suportes de comunicação. O resultado fortaleceu o respaldo teórico utilizado, tornando Peón (2003) e Gurgel (2007) importantes para as nossas metodologias de investigação. Com identidade própria, o projeto oferece uma contribuição significativa para o fortalecimento da marca e sua competitividade no mercado de sorvetes, além de agregar valor simbólico aos usuários dos serviços propostos pela marca.
Abstract: El presente trabajo presenta el proyecto de diseño integral para una franquicia de helados, Orquídea Tropical. El proyecto pretende reforzar su identidad a partir de la elaboración de la identidad visual, abarcando las modificaciones, aplicación y estandarización de la marca en el entorno, empaques, productos y demás situaciones que involucran el interiorismo de un quiosco y una tienda estándar. A través de un enfoque estratégico y creativo, la investigación analiza el escenario actual de la heladería, identifica su estética, propone soluciones que mejoran su comunicación visual y la experiencia del cliente. Utilizando métodos de investigación cualitativos y análisis de tendencias, el proyecto busca crear una identidad única y atractiva, alineada con los valores y conceptos de la marca de helados. Las propuestas incluyen la creación del logotipo a partir del briefing, paleta de colores, tipografía y aplicación de elementos gráficos para diferentes medios de comunicación. El resultado fortaleció el soporte teórico utilizado, haciendo de Peón (2003) y Gurgel (2007) importantes para nuestras metodologías de investigación. Con identidad propia, el proyecto contribuye significativamente al fortalecimiento de la marca y su competitividad en el mercado de helados, además de agregar valor simbólico a los usuarios de los servicios propuestos por la marca.
Palavras-chave: Identidade visual
Projeto de interiores
Franquias (Comércio varejista)
Sorveterias
Marcas comerciais
Identidad visual
Diseño de interiores
Franquicias (Comercio minorista)
Heladerías
Marcas comerciales
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Design - Bacharelado
Citação: NASCIMENTO, Millena Soares do; LOURENÇO, Thamyres de Oliveira. Estratégias integradas de design para uma franquia de sorveteria: da identidade visual ao projeto de interiores. 2024. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13627
Data do documento: 24-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias integradas de design para uma franquia de sorveteria_da identidade visual ao projeto de interiores.pdf118.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.